Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Convenções indicam recorde de candidatos à prefeitura

17/09/20 às 13:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Foram encerradas na última quarta-feira (16), o prazo para a realização das convenções partidárias, que definem os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições 2020. Em Toledo a maior parte das convenções foram realizadas até a noite da última terça-feira (15), e indicam até o momento pelo menos sete candidatos ao cargo de prefeito de Toledo, o que seria um recorde de candidaturas ao poder executivo municipal.

O atual prefeito do município de Toledo, Lucio de Marchi concorrerá a reeleição em uma chapa que conta com o vereador, Marcos Zanetti (PSD), como candidato a vaga de vice-prefeito. A coligação ainda conta com o apoio do Patriota, Solidariedade e Democratas.

Lucio de Marchi foi vereador por quatro mandatos consecutivos entre 1989 e 2004 e entre 2013 e 2016 voltou a ocupar o cargo de vereador. Entre 2005 e 2012, ele foi vice-prefeito por dois mandatos ao lado do prefeito e hoje deputado federal, José Carlos Schiavinato. Em 2016 Lucio foi eleito prefeito, com 42.733 votos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Beto Lunitti (MDB)

Luiz Adalberto Pagnussat Beto Lunitti, ou simplesmente Beto Lunitti é outra figura conhecida da população toledana a tentar o cargo de prefeito nas eleições 2020. Beto terá como candidato a vice-prefeito, o atual vereador, Ademar Dorfschmidt (Cidadania). Além dos dois partidos a coligação conta com o apoio da Rede Sustentabilidade, Avante e PSB.

Beto Lunitti foi vereador em Toledo por um mandato entre os anos de 1997 e 2000. Ele concorreu cinco vezes ao cargo de prefeito, tendo comandado o município entre 2013 e 2016, ocasião em que foi eleito com 39.460 votos. Beto Lunitti também concorreu em algumas oportunidades ao cargo de deputado estadual, mas acabou não sendo eleito.

Tita Furlan (Podemos)

João Batista Coelho de Souza Furlan, mais conhecido como Tita Furlan é o candidato do Podemos à prefeitura de Toledo. O seu vice será o empresário, Beto Ignacio (Republicanos). Os dois formam a coligação ‘Por Amor a Nossa Terra e Nossa Gente’, que também conta com o apoio do PL, PSC, PV, e PSL.

Tita Furlan é o atual vice-prefeito do município, eleito em uma chapa que obteve 42.733 votos na última eleição municipal. Tita também concorreu ao cargo de deputado estadual, porém não foi eleito. Ele ainda foi foi vereador por dois mandatos entre 2001 e 2004 e 2013 e 2016.

Albino Corazza Neto (PDT)

Albino Corazza Neto será o candidato do (PDT), à prefeitura de Toledo. O partido vem com chapa pura, que tem como candidata a vaga de vice-prefeito uma mulher, Amanda Lopes. A sigla ainda contará com 20 candidatos a vereador.

Atualmente Corazza é vereador, cargo que já ocupou em outro mandato. Ele ainda foi deputado estadual por um mandato e já comandou a cidade de Toledo como prefeito em duas oportunidades entre os anos de 1983 e 1988 e entre 1993 e 1996, quando foi eleito com 24.785 votos.

Cláudia Mallmann (PSOL)

Cláudia Mallmann será a candidata a prefeita do PSOL, que tem como concorrente ao cargo de vice-prefeito, Cosmes Francisco também do PSOL. O partido vem com chapa pura e defende o slogan ‘Toledo Merece Mais’.

Cláudia Mallmann é professora e tem como bandeira a luta pelas causas sociais. Essa é a primeira vez que ela concorre ao executivo toledano.

Simone Sponholz (PTC)

O PTC é mais um partido que concorre a um lugar no executivo de Toledo, com Simone Sponholz como candidata a prefeita e o farmacêutico, Fábio Kukowitsch (PTB), como o candidato a vice-prefeito. O partido está aliado ao PTB na coligação denominada como ‘Aliança Por Toledo’.

Simone Sponholz é professora universitária com formação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestrado realizado na área de Direito Processual e Cidadania.

Jaqueline Machado (PT)

O Partido dos Trabalhadores (PT), realizou a sua convenção na última quarta-feira (16), no Sindicato dos Metalúrgicos. O partido anunciou a candidatura de Jaqueline Machado ao cargo de prefeita e de Joana D’arc a função de vice-prefeita. O PT terá chapa pura e carregará o tema ‘Para Toledo ser Feliz de Novo’.

Jaqueline Machado é assistente social e tem como lema a luta pela causa feminina. Essa será a sua primeira candidatura ao poder executivo de Toledo.

Eleições 

Em 2020 por conta da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (Covid-19), as eleições ocorrem no dia 15 de novembro, com o segundo turno marcado para o dia 29 novembro, para as cidades que possuem mais de 200 mil eleitores. As votações seguirão uma série de protocolos, com o intuito de evitar o contágio pela Covid-19. Lembrando que em 2020 os votos serão para a chapa de prefeito e vice-prefeito e também para vereador. O prazo para o registro das candidaturas vai até o dia 26 de setembro.

com informações: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá