Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CPI das Pedras dispensa depoimento do prefeito e atenção se volta ao relatório final

26/06/19 às 16:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

 A CPI das Pedras da Câmara de Marechal Cândido Rondon concluiu nesta quarta-feira (26) a fase de instrução de testemunhas. Durante toda a manhã, foram ouvidos os depoimentos de 12 pessoas, entre elas os secretários municipais de Coordenação e Planejamento, Reinar Seyboth; da Fazenda, Carmelo Daronch; e de Viação, Obras e Serviços Públicos, Jefferson Dahmer.

O prefeito Marcio Rauber também havia sido notificado para testemunhar. Porém, ele não concordou com o método da convocação e, ainda na semana passada, encaminhou ofício à CPI informando que não compareceria. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a CPI não observou as disposições legais que asseguram a ele o direito de indicar o dia, hora e local a ser inquirido, inclusive com a remessa prévia de cópias das peças que fundamentam a convocação para a oitiva.

Mas, após os depoimentos de 25 testemunhas – contando as outras 13 que já haviam sido ouvidas na semana passada, os vereadores da CPI (Adriano Backes, presidente; Arion Nasihgil, relator; e Portinho, membro) entenderam não ser mais necessária a instrução com o prefeito. Os vereadores também abriram mão de convocar outras testemunhas que estavam arroladas, mas que ainda não haviam sido intimadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Por outro lado, a Comissão decidiu solicitar à Prefeitura mais documentos, a partir de novos fatos relatados por testemunhas nesta quarta-feira.

Contudo, conforme o relator Arion, a partir das oitivas e da documentação até agora analisada pela CPI das Pedras, “já é possível emitir um parecer com segurança sobre os fatos”.

O relatório deverá emitir parecer favorável à abertura de um processo de cassação contra os agentes políticos e a responsabilização cabível aos demais envolvidos, ou o arquivamento do caso. 

A decisão final, contudo, caberá aos vereadores em votação no Plenário.

A Comissão investiga a execução de obras de pavimentação poliédrica pela Prefeitura entre janeiro de 2017 e 2019, através de empresa que, supostamente, pertence ao vereador afastado Nilson Hachmann. Por ser vereador, ele está impedido de firmar contratos com a administração municipal. 

O objetivo da CPI das Pedras é apurar se houve tráfico de informações e de influência política, bem como favorecimento ou vantagem concedida pela Prefeitura à referida empresa. 

Com o início do recesso legislativo durante o mês de julho, previsto no Regimento Interno da Câmara de Vereadores, existe dúvida se a contagem do prazo para a conclusão da CPI, que é de 60 dias, será interrompida ou não. A situação está sendo estudada pela CPI e pela Procuradoria Jurídica da Casa da Leis.


Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 26.06.2019


© Copyright 2023 Grupo Tarobá