Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Deputados discutem a reabertura da Estrada do Colono

06/08/19 às 17:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A volta da circulação de veículos por um trecho de 17 quilômetros que corta o Parque Nacional do Iguaçu ligando os munícipios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu, no Sudoeste do estado, foi debatida na manhã desta terça-feira (6) pela Frente Parlamentar pela reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A reunião do grupo, liderado pelo deputado Nelson Luersen (PDT) e que conta com a assinatura de 24 parlamentares, ajustou a agenda que programa audiências públicas nos dois municípios limítrofes ao parque.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou do encontro e demonstrou o apoio da Casa às ações da Frente Parlamentar. “Conheço a estrada desde os anos 1980, quando fui prefeito de Santo Antônio do Sudoeste. O fechamento dela causou grande clamor do povo da região pela reabertura. A possibilidade de tratar deste assunto é muito oportuna, apesar de não ser fácil de ser equacionado. É preciso uma leitura completa, tanto econômica quanto ecológica, para levar o projeto adiante”, afirmou.

Nelson Luersen explicou aos demais deputados que as audiências públicas estão programadas para os próximos dias 15 16 de agosto, em Capanema e Medianeira, respectivamente, em uma parceria da Frente Parlamentar pela reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono e da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT). “Temos um movimento forte acontecendo na região, encabeçado pelas associações comerciais e empresariais, pelas cooperativas, sindicatos, igrejas, prefeituras e sociedade organizada. Também existe movimentação dos deputados estaduais e dos federais, em Brasília”, afirmou Luersen.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Prestigiada ainda pelos deputados Marcel Micheletto (PR), Reichenbach (PSC), Coronel Lee (PSL), Delegado Recalcatti (PSD), Anibelli Neto (MDB), Paulo Litro (PSDB), Marcio Pacheco (PDT) e Luciana Rafagnin (PT), a reunião pautou ainda a possibilidade da ida dos membros da frente à Brasília em apoio a dois projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e tratam da reabertura da estrada, com autoria dos deputados federais Assis do Couto (PDT) e Vermelho (PSD). “O presidente Jair Bolsonaro já afirmou que, se a estrada for ambientalmente correta, é favorável. O governador Ratinho Junior nos disse que se a reabertura for aprovada em Brasília e sancionada pelo presidente, se comprometerá a refazer a estrada e cuidar da manutenção dela”, afirmou Luersen. O prefeito de Pérola do Oeste, Nilson (PSC), acompanhou a reunião representando o Sudoeste.

Luersen explicou que estão programados, em conjunto com a realização das audiências públicas nos dois municípios sudoestinos, uma visita às margens do Rio Iguaçu no Porto Lupion, em Capanema, de onde partia a barca que levava ao antigo Caminho do Colono. O grupo planeja ainda conhecer a estrada aberta pelo governo argentino dentro da sua parte da floresta de mata atlântica (Parque Nacional Iguazú), no departamento de Missiones.

“Nosso movimento procura na Assembleia Legislativa dar legitimidade à reivindicação do povo pela reabertura da Estrada do Colono e este trabalho será realizado em Brasília, junto com nossos deputados federais e senadores, pedindo a aprovação de leis que conjuguem o direito de ir e vir, preservando o meio ambiente”, destacou Luersen. “O que queremos para o Parque Nacional do Iguaçu não é uma intromissão naquele bioma, não queremos uma estrada com comércio, que crie possibilidades de depredação. Queremos um caminho simples, com trafego exclusivamente para carros de passeio e ônibus de turismo, fechado para caminhões, que seja aberta apenas durante o dia e que possa ser mantida pelo IBAMA ou pelo ICMBio, se assim for decidido”, frisou Nelson Luersen.

História – A rodovia PR-495 pertence ao Governo do Paraná e corta, em 17,6 quilômetros, o Parque Nacional do Iguaçu entre os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Ela é uma antiga ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste paranaenses. O trecho, um antigo caminho utilizado por colonos que vinham do Rio Grande do Sul em direção às regiões mais ao norte do país, foi transformado em estrada no ano de 1950. A via está fechada por ordem judicial desde 1986.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá