Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Diretor financeiro da administração dos portos de Paranaguá e Antonina é exonerado

23/07/19 às 17:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Atendendo a uma determinação da Justiça, o diretor administrativo e financeiro da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) deixou o cargo. A exoneração de Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima foi confirmada pelo governo do Paraná nesta terça-feira (23).

O ex-diretor foi afastado depois de ser alvo de uma ação civil pública por improbidade administrativa. De acordo com a 4.ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, Oliveira Lima jamais poderia ter assumido a diretoria da APPA.

Em 41 páginas, a promotora Camila Adami Martins apontou uma série de irregularidades. Entre elas está o fato de que Luiz Fernando Gaspari atuou na última campanha de Ratinho Junior (PSD). Provas anexadas ao processo apontam que o agora ex-diretor foi o coordenador da campanha do governador no litoral.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A legislação federal (13.303/16) impede que pessoas nesta condições assumam, em um período de 36 meses, cargos em Conselho de Administração ou de diretoria de empresas públicas.

“Entende-se que de fato há indícios de que o réu foi nomeado de forma irregular, e sobretudo que, para isso, agiu de má-fé, pois assinou declaração expressa manifestando ciência acerca da vedação legal”, destacou o juiz Rafael Kramer Braga .

Ao acolher parte dos argumentos da promotoria, o magistrado determinou a suspensão da nomeação de Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima.

O juiz também mandou bloquear R$ 181.495,68 das contas do réu. O valor é correspondente aos salários que o ex-coordenador de campanha de Ratinho Junior acumulou desde 16 de janeiro (em média, R$ 30.250,00 por mês, em valores corrigidos).

Formado em Administração de Empresas com habilitação em comércio exterior, Luiz Lima teve passagem um tanto conturbada pela Prefeitura de Cascavel, onde foi uma espécie de super-secretário do concunhado Lísias de Araújo Tomé, em cuja administração (2005 a 2008) comandou as pastas de Administração, Obras, Comunicação e Gabinete.

Outro lado

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

“Em virtude da liminar concedida na última segunda-feira (22), pelo juiz Rafael Kramer Braga, o diretor administrativo e financeiro Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima pediu exoneração do cargo, nesta terça-feira (23). Sendo assim, o Governo do Estado, através da Portos do Paraná, comunicará o juízo sobre o cumprimento da decisão liminar”.

A defesa de Gaspari não foi localizada.

com informações: Paraná Portal 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá