Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em protesto em Brasília, grupo levanta bonecos infláveis de Janot e Gilmar

30/05/17 às 17:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Pixuleco ganhou outras companhias nesta terça-feira, 30. Depois de carregar para manifestações o boneco inflável vestido de presidiário em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o movimento NasRuas faz um protesto em frente à Procuradoria-Geral da República, em Brasília, com os "rostos" do procurador Rodrigo Janot e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que receberam os nomes de "Enganot" e "Gil-lax". Segundo os organizadores, o movimento protesta por uma "Justiça para todos".

"A 13ª vara em Curitiba já prendeu vários corruptos, vários empresários, enquanto isso a PGR e o STF estão nessa lentidão", afirmou uma das criadoras do NasRuas, Carla Zambelli. "Todo mundo que sai do foro privilegiado é muito mais facilmente julgado, e não era para ser assim, era para o Supremo julgar com rapidez também."

No pé do boneco de Janot, lê-se a frase: "Todo poder emana de mim". Segundo Carla, outra crítica do movimento é a liberdade dos empresários da JBS, Joesley e Wesley Batista, após um acordo de delação premiada.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"O Moro está sendo responsabilizado por uma coisa legal. Diferentemente do que houve com ele, as gravações da JBS foram legalizadas e não gerou prisão aos empresários. A gente avalia que estão sendo dois pesos e duas medidas", avaliou Carla.

A organizadora explicou que uma das justificativas para que o protesto fosse nesta terça-feira era que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgaria o juiz Sérgio Moro por reclamações disciplinares referentes à divulgação de grampos telefônicos entre a então presidente Dilma Rousseff e Lula. No julgamento, porém, as reclamações foram retiradas da pauta.

Já o protesto contra Gilmar Mendes tem razões específicas, diz Carla. Segundo ela, o ministro tem tomado "decisões superesquisitas". Com cerca de 13 metros, mesmo tamanho do "Enganot", o boneco do ministro do STF tem os rostos de Lula e do ex-ministro José Dirceu nas costas.

"A soltura do Eike Batista, sem se declarar impedido para julgar, a soltura do Dirceu e, por último, ele agora querendo retomar a conversa sobre prisão em segunda instância", afirma Carla.

Apenas os organizadores do NasRuas, cerca de 10 pessoas, se reuniram para o protesto. Enquanto erguia os bonecos, o movimento fez uma transmissão ao vivo no Facebook. Procuradas pela reportagem, as assessorias da PGR e do STF comunicaram que não iam comentar o protesto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá