Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Emanoel Gomes é eleito presidente da Câmara de Londrina nos próximos dois anos

20/12/22 às 19:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na tarde desta terça-feira (20) foi realizada a eleição para a nova Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina, que vai conduzir os trabalhos do Legislativo no biênio 2023-2024. O presidente será o vereador Emanoel Gomes (Republicanos) e o posto de vice-presidente será ocupado pelo vereador Mestre Madureira (PP). Também comporão a Mesa os vereadores: Lenir de Assis (PT), como 1ª secretária; Beto Cambará (Podemos), como 2º secretário, e Prof.ª Flávia Cabral (PTB), como 3ª secretária. O grupo formou a chapa nº 1, que recebeu voto de 13 dos 19 vereadores.


Já a chapa nº 2, composta pelos vereadores Giovani Mattos (PSC), como presidente; Jessicão (PP), como vice; Mara Boca Aberta (Pros), como 1ª secretária; Santão (PSC), como 2º secretário; e Roberto Fú (PDT), como 3º secretário, recebeu 6 votos. 


Conforme determina o Regimento Interno da Câmara, a eleição da Mesa Executiva realizada no meio da Legislatura deverá ocorrer na última sessão ordinária do ano. Antes da votação dos projetos da pauta, os trabalhos foram suspensos para a composição e formalização das duas chapas concorrentes. A votação ocorreu de forma nominal e aberta.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


Após a eleição, o presidente eleito Emanoel Gomes foi à tribuna da Câmara, agradeceu pela votação e disse que pretende atuar em união com os colegas. Gomes afirmou que pretende comandar a Câmara de Londrina com independência, com o objetivo de melhor atender aos anseios da população. “Tenho a certeza de que nós seremos uma Câmara de Vereadores independente e todos nós vamos ter os nossos posicionamentos. É claro, vamos apoiar, sim, a cidade de Londrina, e tudo que o prefeito e a cidade precisarem, a Câmara estará disposta para resolver e contribuir”, afirmou.


Os eleitos ficam empossados automaticamente a partir de 1º de janeiro de 2023. A Mesa Executiva da Câmara tem mandato de dois anos e uma série de atribuições, entre elas, dirigir os trabalhos legislativos, autorizar viagens de vereadores e elaborar as propostas orçamentárias da Câmara.


Biografia
Vereador em terceiro mandato, Emanoel Gomes tem 41 anos e é filiado ao Republicanos. Nascido em Arco Verde, no sertão pernambucano, mudou-se com a família aos 6 anos de idade para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até os 17 anos. Depois mudou-se para Curitiba, onde viveu até os 30 anos. Como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus foi designado para o Ministério de Londrina, cidade onde reside desde 2011. Em parceria com o Grupo Força Jovem, Gomes realiza trabalhos de recuperação de jovens usuários de drogas, além de participar de projetos sociais e assistenciais desenvolvidos na cidade, entre eles o Universal nos Presídios (UNP), junto aos detentos das duas unidades da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 1 e PEL 2).


Nas eleições de outubro de 2012 elegeu-se vereador em Londrina pela primeira vez, pela coligação PRB/PP/PR com 3.213 votos, para o mandato de 2013 a 2016. Ao concorrer novamente a uma vaga no Legislativo, nas eleições municipais de 2016, foi eleito suplente da coligação PRB/PDT para a 17ª Legislatura (2017 a 2020), com 2.184 votos. Em janeiro de 2019, Emanoel Gomes ocupou a vaga deixada na Câmara de Londrina por Filipe Barros, que assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados. No pleito de 2020 elegeu-se vereador da 18ª Legislatura (2021 a 2024) pelo Republicanos com 2.582 votos.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá