Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Indicação de Raquel Dodge para PGR é aprovada por unanimidade pela CCJ do Senado

12/07/17 às 18:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Sem polêmicas e por unanimidade, a subprocuradora da República Raquel Dodge teve sua indicação ao comando da Procuradoria-geral da República (PGR) aprovada nesta quarta-feira, 12, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A votação no plenário está prevista para ocorrer ainda nesta quarta-feira, 12.

Na sabatina, que durou 7h20, Raquel foi questionada sobre temas como a Operação Lava Jato, lei de abuso de autoridade, foro privilegiado mas, principalmente, ouviu críticas à atuação do Ministério Público Federal em casos envolvendo políticos.

O momento de maior constrangimento durante a sessão, porém, não a envolveu. O senador Renan Calheiros (PMDB-CE) criticou o fato de ter sido alvo de denúncia às vésperas de ser eleito presidente do Senado, em 2013, e sugeriu motivações políticas na ação. Na época, ele foi denunciado pelo então procurador-geral da República Roberto Gurgel pelo caso envolvendo a jornalista Mônica Veloso. Gurgel estava presente na sala e acompanhava a sabatina a poucas cadeiras de distância de Renan.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"O momento é dificílimo em relação à representação política, mas não dá para generalizar. Porque o modelo é apodrecido, todos que participaram desse modelo cometerem este mesmo tipo de crime?", disse Renan.

Em sua resposta, Dodge defendeu a instituição e disse que o objetivo de todos é sempre acertar. "É uma instituição de pessoas vocacionadas, de pessoas que querem acertar e certamente tem dado o melhor de si para que essa missão constitucional seja cumprida da melhor maneira", disse Raquel.

Lista tríplice

Durante a sabatina, Raquel defendeu a produção de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para institucionalizar a lista tríplice na escolha do mandatário do Ministério Público Federal.

"Há muitos anos estou na instituição e sou defensora ardorosamente da lista. Ela funciona como bom critério em relação a escolha do PGR", afirmou a sucessora de Rodrigo Janot.

Atualmente, a lista com três nomes é produzida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), mas não impõe uma obrigatoriedade para que o presidente da República escolha um dos nomes. De acordo com o texto atual da Constituição Federal, cabe ao presidente da República escolher o novo PGR.

Segunda colocada na lista produzida pela ANPR, Dodge afirmou que a institucionalização da escolha via lista tríplice confere legitimidade ao novo PGR dentro da instituição.

"Aquele que vier a ser indicado e escolhido contará com a legitimação dos membros do MPF", afirmou em resposta aos questionamento dos senadores da CCJ.

Urgência

Logo após a votação, a CCJ aprovou a urgência da indicação e a intenção é votar ainda nesta quarta-feira no plenário do Senado. Para isso, é necessária a presença de ao menos 41 senadores na Casa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá