Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça condena ex-prefeito à perda de direitos políticos por contratação irregular de médicos

18/12/17 às 22:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Justiça de Ribeirão do Pinhal, no norte pioneiro, condenou Dartagnan Calixto Fraiz, que ocupou o cargo de prefeito por duas vezes, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos. De acordo com a decisão, o prefeito incorreu em ato de improbidade administrativa ao contratar de modo irregular uma empresa para fornecer serviços médicos para atendimento no município.

A contratação aconteceu em 2010, sob alegação de que os médicos então aprovados em concurso público não teriam manifestado interesse em assumir o cargo. A prefeitura fez então a contratação da empresa, em caráter emergencial. Entretanto, o contrato com a empresa recebeu dois aditivos, prolongando-se por quatro anos sem que o Município promovesse novo concurso público.

Embora o Ministério Público houvesse expedido recomendação administrativa alertando quanto à ilegalidade na contratação de profissionais de saúde sem o prévio concurso público, o então prefeito desconsiderou a recomendação e efetivou a contratação de médicos por meio da empresa privada.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

De acordo com a legislação vigente, a contratação de médicos deve ser feita por concurso público, uma vez que se trata de atividade-fim permanente a ser prestada pelo município. A contratação desses profissionais por meio de empresa terceirizada não tem permissão legal, ferindo dispositivos legais e constitucionais, bem como os princípios da administração pública.

Além da condenação ao prefeito, a empresa também foi condenada, ficando proibida de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por três anos. 

Os réus não foram condenados à restituição de valores, pois houve efetivamente prestação de serviços, não tendo ocorrido, portanto, enriquecimento ilícito. A reportagem não conseguiu contato com Dartagnan Calixto Fraiz para comentar o assunto. 

(Com MP-PR)

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá