Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mandetta vê crescer seu capital político

04/04/20 às 12:13 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Em atrito com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro mandou um recado ao auxiliar ao dizer que ninguém no governo é "indemissível". A declaração, no entanto, soou como uma bravata para interlocutores do governo. Não há dúvida de que Bolsonaro deseja demitir Mandetta, mas sabe que, ao fazê-lo, arrisca a própria imagem diante da popularidade que o ministro alcançou no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Conquistou o apoio de líderes do Congresso, do Judiciário, da oposição e até mesmo de bolsonaristas.

Pesquisas de opinião divulgadas ontem apontam que o ministro tem aprovação maior que a do presidente. Para aliados dos dois lados que acompanham de perto o cabo de guerra, Mandetta caminha para ganhar a mesma musculatura política que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, outro auxiliar cuja popularidade gera incômodo e desconfiança em Bolsonaro.

Durante o agravamento da crise da covid-19, Mandetta, filiado ao DEM e ex-deputado por Mato Grosso do Sul por dois mandatos, ganhou projeção nacional. Diariamente, surge na entrevista coletiva, transmitida ao vivo por emissoras de TV, para falar sobre a evolução da pandemia. Nas últimas semanas, trocou o terno e a gravata por um colete azul do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, se destaca dos demais ministros e se assemelha aos técnicos da sua pasta, que também usam trajes com a marca do SUS.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

No sábado passado, logo após ter uma conversa tensa com o presidente no Alvorada, o ministro da Saúde surgiu diante das câmeras com colete, as mangas da camisa dobradas e o cabelo molhado. Ali, voltou a defender o distanciamento social e criticou o discurso a favor do uso da cloroquina em casos do coronavírus, adotado por Bolsonaro e apoiadores. "Cloroquina não é panaceia", enfatizou.

"Não é só um colete de quem está vestido para a guerra. Com o símbolo do SUS no peito, ele cria uma conexão com pessoas mais pobres, que não têm um serviço de saúde particular", disse a consultora de imagem para políticos e empresários Olga Curado. A especialista, que teve como clientes os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e o próprio Bolsonaro, mencionou a capacidade de Mandetta de, mesmo ao dar notícias duras, adotar uma linguagem simples, empática, apontando as soluções. Segundo ela, essa habilidade é fruto da experiência dele como ortopedista pediátrico por mais de 30 anos. "Apesar de Bolsonaro ficar minimizando o isolamento, por que as pessoas não vão para a rua? Porque elas preferem acreditar no doutor."

Para a consultora, Mandetta também se sai bem ao evitar entrar na discussão política mesmo quando provocado pelo presidente. Anteontem, após Bolsonaro dizer que faltava "humildade" a ele, o ministro respondeu que estava trabalhando. "Eu trabalho. Só lavoro, lavoro", disse ao Estadão/Broadcast.

Capital político

Na cúpula do DEM, a percepção de que Mandetta ganhou tônus político é nítida, mas os líderes do partido afirmam que é prematuro fazer projeções para 2022. A legenda chegou a cogitar a retirada do apoio ao ministro caso ele incorporasse a narrativa de Bolsonaro na condução da pandemia, o que não ocorreu. Pelo contrário, aliados reconhecem que o ministro dobrou a aposta na disputa com o presidente.

Em 2018, o então deputado se disse decepcionado com a política e desistiu da reeleição. Agora, políticos próximos veem a possibilidade de ele se projetar para 2022 como um nome ao governo de Mato Grosso do Sul ou ao Senado, mas afirmam que não é este o foco agora.

Diante da fritura e desgaste com o presidente, o ministro, em conversas reservadas, já não esconde que desejaria deixar o governo, mas afirma que não tomará a atitude para não arcar com o ônus de sair em momento de crise. "Médico não abandona paciente", disse ontem.

No Planalto, a avaliação é de que, ao desafiar o presidente, seu superior hierárquico, o ministro dá munição para a oposição. Bolsonaro, por sua vez, sabe que se demiti-lo agora assume toda a responsabilidade da pandemia do coronavírus.

Enquanto sofre ataques de Bolsonaro, Mandetta capitaliza apoio na cúpula dos demais Poderes. Anteontem, após ser criticado pelo presidente, o ministro jantou com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foi aconselhado a ir "tocando o barco". O ministro também tem exibido bom relacionamento com o procurador-geral da República, Augusto Aras, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

Além disso, é defendido até mesmo por bolsonaristas. Recentemente, na portaria do Palácio da Alvorada, uma mulher pediu que Bolsonaro "deixasse o ministro trabalhar".

A mulher de Moro, a advogada Rosângela Moro, foi outra a sair em defesa do ministro. Ela publicou em seu Instagram a frase "In Mandetta I Trust" (Em Mandetta eu confio), uma variação usada também por apoiadores do ex-juiz da Lava Jato. Poucos minutos depois, a publicação foi apagada.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá