Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mara Boca Aberta protocola projeto para anular cassação de marido na Câmara de Londrina

25/02/21 às 17:32 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A vereadora Mara Boca Aberta (Pros) protocolou nesta semana um projeto na Câmara Municipal de Londrina  com o objetivo de anular a cassação do marido dela, o deputado federal Boca Aberta (Pros), que foi cassado em 15 de outubro de 2017, quando ocupava uma cadeira no Legislativo londrinense. O documento foi enviado para análise da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Casa na última terça-feira (23).

O então vereador mais votado da história de Londrina, com 11.480 votos, foi denunciado por promover uma "vaquinha virtual" para pagar uma multa eleitoral.

Após processo da Comissão Processante, Boca teve duas horas para se defender na sessão de cassação, assumiu que recebeu R$ 1,4 na vaquinha, mas não utilizou o dinheiro para quitar a dividia, e teria doado o valor para um projeto social. Foram mais de nove horas de sessão, e dos 19 vereadores, 14 votaram pela cassação e cinco contra. Eram necessários 13 votos para cassar o mandato de vereador de  Boca Aberta.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Pedido de anulação 

Na justificativa para apresentar o projeto, a vereadora argumenta que "consiste em verdadeiro poder-dever da administração de anular seus atos quando eivados de ilegalidade" e alega que o procedimento de apuração de improbidade administrativa contra Boca Aberta deveria ser de forma judicial com a participação obrigatória do Ministério Público. “Incabível, portanto, a responsabilização de agente político, por improbidade administrativa através de julgamento unicamente político-administrativo, sobretudo porque nem sequer foi votada a prática de ato de improbidade administrativa pelo vereador Emerson Miguel Petriv”, afirma.

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação tem o prazo até 23 de março para analisar o projeto. Caso vá para votação em sessão, será necessário quórum de 2/3 dos vereadores, ou seja 13 votos, para aprovação. A reportagem tenta contato com a vereadora. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá