Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mourão: houve exploração política na manifestação de hoje contra nosso governo

15/05/19 às 19:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, avaliou que houve "exploração política" das manifestações desta quarta-feira, 15, contra o bloqueio de recursos da educação. Segundo ele, o contingenciamento é feito todos os anos e as milhares de pessoas que foram às ruas hoje aproveitaram para protestar contra o governo. "Não tem a mínima dúvida", considerou.

Mais cedo, Mourão classificou os protestos como algo "normal" e que "faz parte do sistema democrático". O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, chamou os manifestantes de "idiotas úteis" e "massa de manobra".

Ao ser questionado sobre a declaração de Bolsonaro em relação aos manifestantes, Mourão concordou. Ele disse que o presidente tem uma forma "mais incisiva" de se manifestar e que foi justamente isso que o elegeu.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"O presidente colocou que contingenciamento existe todos os anos, em outros anos não houve manifestações desta natureza, então é obvio que houve uma exploração política nessa manifestação de hoje para aproveitar com protesto ao nosso governo, isso aí não tem a mínima dúvida. Eu acho que vocês também entendem que isso ocorreu. E foi isso que ele quis dizer. É óbvio que o presidente tem a forma dele mais incisiva de se manifestar e por isso que ele foi eleito", disse Mourão a jornalistas.

Questionado se o tamanho dos protestos surpreendeu o governo, Mourão negou. "O tamanho dos protestos é normal para a arregimentação que as organizações que fizeram este protesto têm condições de mobilizar. Eu não vejo nada demais nisso aí, está tudo dentro da normalidade", minimizou.

Sobre a possibilidade de Bolsonaro recuar sobre o contingenciamento, Mourão disse que ele não poderia mesmo que quisesse. "Ele não pode mudar (...) Nós não estamos arrecadando, tem que entender que o orçamento foi feito ano passado, não foi feito pela gente. Ele tinha determinadas expectativas de arrecadação que não estão sendo atingidas", explicou. Ele citou como exemplo o aumento do Judiciário e a expectativa frustrada de privatizar a Eletrobras.

Mourão também voltou a dizer que o governo não soube comunicar o contingenciamento de maneira correta, e que houve bloqueios em outras áreas, inclusive nas Forças Armadas, que foi "pesadíssimo". "Nós, governo, não soubemos comunicar isso. Então ficou o tempo todo colocado como corte e aquele número cabalístico de 30%, quando todos os ministérios que têm grande número de gastos e um orçamento elevado sofreram um bloqueio consistente."

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá