Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP vê “transnepotismo” em nomeação de secretário em Lupionópolis

15/09/21 às 11:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público viu relação de transnepotismo ou nepotismo indireto na contratação de secretário de Serviços Públicos de Lupionópolis. Por isso, nesta terça-feira (14), o MP fez uma recomendação administrativa para que o prefeito de Lupionópolis exonere o atual ocupante do cargo.

A medida decorre da constatação de que o secretário, nomeado no dia 9 de setembro, é filho do atual presidente da Câmara Municipal, o que configura a prática de “transnepotismo” ou “nepotismo interinstitucional”. Além do grau de parentesco, também foi verificado que o nomeado não tem qualificação compatível com as atribuições do cargo, não possuindo sequer habilitação profissional em curso de nível superior.

A recomendação é assinada pelo Núcleo de Londrina do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e pela Promotoria de Justiça de Centenário do Sul.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

No documento, o Ministério Público enfatiza entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, reforçando que “não basta proibir as nomeações diretas e cruzadas de parentes, exige-se, na mesma medida, coibir o transnepotismo ou nepotismo indireto, que se materializa nas trocas de favores entre os poderes, em que o agente político, valendo-se de sua prerrogativa de nomeações de cargos em comissão, utiliza-se para fins de nomeação de apadrinhados ou mesmo parentes de outros poderes”.

Responsabilização - O MPPR também recomenda que o chefe do Executivo Municipal abstenha-se de autorizar novas nomeações que atentem contra os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativas. Foi concedido prazo de 15 dias para que o Município informe e Gepatria e a Promotoria sobre o atendimento da recomendação. O descumprimento poderá acarretar na responsabilização dos envolvidos pela prática de ato de improbidade administrativa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá