Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ouça alguns diálogos entre um agricultor e os investigados na operação ZR3

08/02/18 às 12:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Para o Ministério Público, servidores públicos, vereadores e integrantes do Conselho Muncipal de Cidades integravam um esquema que cobraria caro para mudanças de zoneamento. A Justiça autorizou as gravações e um desses diálogos é entre os empresário Luiz Guilherme Alho, o vereador afastado Rony Alves, ambos investigados, e o agricultor Junior Zampar que tentava mudar o zoneamento de uma área da família em 10 de abril do ano passado. Na reunião, Luiz Guilherme explica os trâmites burocráticos para a alteração do zoneamento.

Durante a reunião, o vereador afastado Rony Alves aponta que a pessoa mais indicada para fazer o processo seria Cleuber Moraes, integrante do Conselho Muncipal de Cidades e também investigado na operação ZR3. Afirmando que trabalhando em conjunto com Luiz Guilherme Alho, saberiam os trâmites para conseguir pareceres favoráveis junto até que o processo de mudança chegasse à Câmara de Vereadores.

Rony Alves deixa a reunião, mas a conversa continua entre o investigado Luiz Guilherme Alho e o agricultor. Em três trechos diferentes, o empresário alega que precisa de ajuda de outras pessoas, entre elas o presidente afastado da Câmara Mario Takahashi que poderia dar garantias do andamento do processo. Só assim, ele poderia passar os valores de quanto custaria fazer a mudança de zoneamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Ainda em abril, no dia 15, o agricultor se encontrou com outro investigado, Homero Wagner Fronja. No diálogo, o investigado conta como conseguiu a alteração de zoneamento, passando as terras para a Zona Residencial 3, pagando vantagens indevidas a agentes públicos. Em outro trecho, Fronja cita o servidor da secretaria de obras Ossamu kaminagakura e o vereador afastado Rony Alves.

A partir dessas e outras gravações e também interceptações telefônicas, o MP deflagrou no dia 24 de janeiro a operação ZR3. Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e 11 investigados passaram a ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Todos já prestaram depoimentos. Outras testemunhas também foram chamadas para prestar esclarecimentos. Baseado nisso e nas provas coletadas, o MP vai decidir até esta sexta feira se oferece ou não denuncia contra os investigados a Justiça.

(Reportagem: Ticianna Mujalli)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá