Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisa Ibope: Lula, 37%; Bolsonaro, 18%; Marina, 6%; Ciro, 5%; Alckmin, 5%

20/08/18 às 19:16 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Mesmo preso e condenado na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera, com 37%, as intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial em pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo divulgada nesta segunda-feira, 20. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo lugar no cenário, com 18% da preferência do eleitorado.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 a 19 de agosto, após o PT registrar a candidatura de Lula e os demais partidos também solicitarem o registro de suas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O período também representa a primeira pesquisa do Ibope feita após começar o período oficial da campanha eleitoral.

No cenário em que Lula é apresentado como candidato, o terceiro lugar é disputado por quatro candidatos. Marina Silva (Rede), com 6%, Ciro Gomes (PDT), com 5%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%, e Alvaro Dias (Podemos), com 3%, estão empatados tecnicamente no levantamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) têm 1% das intenções de voto no cenário. Considerando a margem de erro, esses candidatos estão empatados tecnicamente com Alvaro Dias. Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o ex-presidente Lula lidera o cenário com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar, Jair Bolsonaro é citado espontaneamente por 15% dos eleitores ouvidos no levantamento. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin registram 2% das intenções de voto no mesmo cenário. Alvaro Dias e Marina Silva têm 1%. Os demais candidatos ao Planalto não pontuaram no levantamento espontâneo.

Votos válidos

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos e indecisos, o ex-presidente Lula tem 47% da preferência do eleitorado, segundo o Ibope. Jair Bolsonaro pontua com 23% nesse cenário, seguido por Marina Silva (8%), Geraldo Alckmin (7%), Giro Gomes (6%) e Alvaro Dias (4%).

Na possibilidade de Fernando Haddad ser o candidato do PT, Bolsonaro tem 32% dos votos válidos. Marina Silva aparece em segundo lugar, com 20%. Ciro Gomes tem 14% dos votos válidos, seguido por Geraldo Alckmin (12%), Alvaro Dias (6%) e Fernando Haddad (6%).

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios de 17 a 19 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-01665/2018.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá