Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Porto defende criação de Comissão de Direitos Humanos na Câmara

18/12/17 às 14:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em 2013, durante a antiga legislatura da Câmara Municipal de Cascavel, o vereador Paulo Porto (PCdoB) apresentou proposta de um projeto de resolução que criava a Comissão Permanente de Direitos Humanos no Legislativo. Na época, o projeto que também era assinado pelo ex-vereador Pedro Martendal (PSDB), foi rejeitado pela desinformação e pelo preconceito da maioria dos vereadores ao tema.

A proposta tinha como principais objetivos debater questões referentes ao direito das minorias e criar mecanismos de combate a todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação. Nesta segunda-feira (18), Porto voltou a defender a criação da comissão permanente após pronunciamento do padre Gustavo Marmentini, que esteve na Câmara para falar sobre a visita de uma comissão da Pastoral Carcerária na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC).

A unidade prisional, que foi palco de uma rebelião em novembro, foi visitada na semana passada por integrantes da Pastoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná. Eles estiveram no presídio para verificar a situação de detentos e seus familiares e as condições de trabalho dos agentes penitenciários. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Porto se colocou à disposição da pastoral para acompanhar a situação carcerária nas penitenciárias e sugeriu que a Câmara de Cascavel volte a debater a criação de uma comissão permanente de defesa dos direitos humanos. Ele lembrou que o Ministério Público do Paraná já orientou que todas as câmaras de vereadores instalem comissões específicas sobre o tema. 

“Na antiga legislatura esse assunto, por desinformação e preconceito, foi enterrado pela maioria dos vereadores. Reafirmo que temos que voltar a debater esse assunto, pensar a criação de uma comissão sem preconceito, sem demagogia, para enfrentarmos esse discurso de ódio e de senso comum de que direitos humanos é para defender bandido ou que “bandido bom é bandido morto””, afirmou Porto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá