Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PSB descarta prévias e renova convite a Barbosa

13/12/17 às 06:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O PSB intensificou a investida para ter o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa como candidato do partido à Presidência da República em 2018. Embora ainda mantenha indefinida a possibilidade de concorrer no ano que vem, Barbosa tem indicado que deverá se filiar até o fim de fevereiro ou início de março.

Na segunda-feira, 11, durante reunião com uma comitiva de deputados federais do PSB, o ex-presidente do Supremo disse que está "atento aos prazos eleitorais" e fez consultas sobre o "campo de alianças" do partido.

"Nós falamos que o tempo da legislação é um e o tempo para fazer política é outro. Se deixar para definir em abril pode ficar tardio", disse o líder na Câmara, Júlio Delgado (MG).

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Porém, os parlamentares deixaram o encontro, no escritório do ex-ministro, em São Paulo, convencidos de que ele está construindo uma "pauta de presidenciável" e acompanhando de perto os temas nacionais.

Dirigentes da sigla já haviam procurado Barbosa recentemente para minimizar manifestações de resistência ao seu nome feitas por alguns integrantes da legenda. Garantiram a ele que não há possibilidade de prévias no partido. "Isso nunca aconteceu", afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

A reunião de segunda-feira foi pedida pelos parlamentares, com aval de Siqueira. O encontro contou com a presença de oito dos 33 integrantes da bancada na Câmara. Os parlamentares relataram ao ex-ministro do STF a crença de que uma candidatura de "alguém de fora da política" teria "muito êxito" na próxima disputa presidencial.

Barbosa contou que teve encontros recentes com o apresentador Luciano Huck, que anunciou que não irá concorrer.

Delgado ressaltou que o ex-ministro também questionou os deputados sobre o financiamento eleitoral. "Ele perguntou como será enfrentar candidatos de grandes oligarquias, com alto poder econômico. Dissemos que isso não era o principal desafio."

Contatado nesta terça-feira, 12, Barbosa não quis comentar. Ele também mantém diálogo com a Rede, da ex-ministra Marina Silva. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá