Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Relator rejeita inclusão de distritão em relatório da reforma política

30/05/17 às 18:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O relator da Reforma Política em discussão na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), disse nesta terça-feira, 30, que não está disposto a incluir em seu relatório o distritão, sistema eleitoral onde os mais votados são eleitos. O modelo eleitoral começou a ganhar força entre os parlamentares nos últimos dias, com o agravamento da crise política.

"A minha disposição é nenhuma, mas aqui quem manda é a maioria", declarou o petista. Cândido avisou que vai insistir no voto em lista pré-ordenada. "O distritão está crescendo o apoio, mas também não é tranquilo. Não dou como certo a tese de que o distritão será vitorioso", emendou.

Durante a sessão desta tarde, Cândido sofreu pressão para mudar seu parecer prévio. "Somos contra a lista fechada, pré-ordenada, sem ter a flexibilidade de o eleitor poder se manifestar", criticou a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP).

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Representante da bancada do PSDB na Câmara, o deputado Marcus Pestana (MG) disse que era contra o distritão, mas que, ao conversar com os tucanos e com outros partidos, se deu conta de que o modelo de lista fechada será rejeitado pela população. "A lista não passa neste plenário e a realidade brasileira não criou ambiente para esse sistema de lista", comentou.

O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) foi um dos poucos a sair em defesa da lista fechada e disse que era "falácia" a tese de que o distritão será "a salvação da humanidade", uma vez que vai privilegiar a eleição de artistas e jogadores de futebol. "O distritão é o pior dos mundos", concluiu.

Na sessão desta tarde, houve pedido de vista do parecer prévio. A expectativa é que o relatório só será votado na próxima semana.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá