Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretário faz avaliação positiva da atuação da Prefeitura no combate à covid-19

04/06/20 às 14:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Daross Stefanello, faz uma avaliação positiva sobre a atuação da Prefeitura nas ações de combate à pandemia de covid-19. “Tenho convicção do que fizemos e os números mostram isso”, disse ele nesta quinta-feira (4) durante reunião solicitada pelos vereadores da Comissão de Saúde da Câmara, Josué de Souza (MDB), Parra (MDB) e Dr. Bocasanta (Patriota).

Acompanhado do coordenador da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci, e do diretor do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), Rafael Muniz de Oliveira, ele respondeu várias questões colocadas pela comissão e pelos demais vereadores presentes. Compareceram também o presidente Alécio Espínola (PSC), Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC), Jaime Vasatta (Podemos), Paulo Porto (PT), Romulo Quintino (PSC), Mauro Seibert (Progressistas), Celso Dal Molin (PL) e Mazutti (PSC), totalizando 13 dos 21 vereadores.

Stefanello fez uma exposição sobre a situação em Cascavel com o aumento na realização de testes e com a quantidade de leitos disponíveis na retaguarda. João Avanci falou sobre a região e sobre o fato de que Cascavel é referência, especialmente para cirurgias, o que causa uma maior ocupação de leitos, tanto da covid-19 como não-covid. “Se algum paciente de covid da região, mesmo que já internado em sua cidade, precisar de uma cirurgia mais especializada, ele vai ter que vir a Cascavel”, disse ele.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O vereador Parra questionou sobre a prática de o Samu levar o paciente de covid-19, às vezes já no respirador, para uma UPA em vez de ir direto ao HU, e quis saber se esse é o protocolo. O coordenador da 10ª Regional explicou que sim, é o protocolo. “Primeiro o paciente precisa ser recebido, estabilizado e avaliado pelo médico na UPA, que possui leito isolado. O médico é que decide o grau de complexidade do caso e qual tipo de leito de UTI o paciente precisa. Se não fizer isso, pode acontecer de um leito de alta complexidade no HU ser ocupado por um paciente que poderia estar em outro leito”, explicou João Avanci.

O médico Dr. Bocasanta afirmou que o isolamento não deveria ter sido feito em março, e sim agora que os casos aumentaram, e pediu que outras estruturas hospitalares sejam convertidas em UTIs pois, segundo ele, “a saúde já está em colapso”. Thiago Stefanello defendeu a estratégia da Prefeitura. “Não existe colapso na saúde em Cascavel. Se não tivéssemos tomado as medidas certas, a situação já teria explodido e teríamos gente morrendo em casa”, disse ele. “Há muitas visões diferentes e a Secretaria fica no meio de tudo isso, mas o fato é que nosso Call Center aberto lá em março já fez com que 7 mil pessoas ficassem isoladas em casa e evitassem um maior contágio, e também conseguimos preservar nossos grupos de risco. O resultado disso é que 80% dos infectados tem entre 20 e 60 anos de idade e nosso índice de letalidade é um dos menores do Estado”, concluiu o secretário.

Assessoria de Imprensa/CMC

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá