Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidores com nomeações suspeitas de nepotismo cruzado são exonerados em Cornélio

15/07/21 às 09:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Sete servidores comissionados cujas nomeações poderiam caracterizar o chamado “nepotismo cruzado” ou “transnepotismo” foram exonerados em Cornélio Procópio. 

A ação atendeu uma recomendação do Ministério Público, por meio Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), de Londrina. O pedido também partiu da 3ª Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio.

Segundo apuração do MP, os exonerados ocupavam cargos em comissão em diretorias de departamentos e chefia de divisão. Seis deles têm parentesco com vereadores e uma pessoa com a vice-prefeita. Deles, cinco são casados com vereadores, uma é filha de vereador e outra é cunhada da vice-prefeita. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O Ministério Público alertou o Executivo para a interpretação de súmula do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, “não basta proibir as nomeações diretas e cruzadas de parentes, exige-se, na mesma medida, coibir o transnepotismo, que se materializa nas trocas de favores entre os poderes, em que o agente político, valendo-se de sua prerrogativa de nomeações de cargos em comissão, utiliza-se para fins de nomeação de apadrinhados ou mesmo parentes de outros poderes”.

Mesmo informando ao MP que não entendia a situação como prática de nepotismo, a recomendação foi acatada. Segundo o Executivo, os servidores já haviam exercido cargos administrativos em gestões anteriores. Uma oitava servidora que não constava da relação elaborada pelo MPPR também foi exonerada. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá