Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereador de Araucária é preso no âmbito da Operação Sinecuras, que investiga corrupção

04/04/19 às 09:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um vereador de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, foi preso preventivamente nesta quarta-feira, 3 de abril, logo após ser interrogado em juízo na ação penal referente à primeira fase da Operação Sinecuras, intitulada Mensalinho, que apura a existência de um esquema de corrupção institucionalizada na administração pública do Município. O esquema teria vigorado de 2013 a 2016 e consistia no pagamento mensal de propina feito pelo alto escalão do Executivo aos vereadores.

A prisão foi realizada no 8º dia de audiências (que começaram no dia 25de março) e decorreu de pedido do Ministério Público do Paraná, após ficar comprovado que o vereador tentou influenciar o depoimento de uma das testemunhas, que relatou o fato em juízo. Também foi preso preventivamente o cunhado do vereador, por ter coagido a testemunha ainda na fase de investigação.

Embora tenha sido afastado da função pública por conta das medidas cautelares alternativas decretadas pela Justiça, o vereador não teve o mandato cassado pela Câmara Municipal.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Outra ação – Além da ação penal que gerou a prisão, já próxima do término da instrução, o vereador também é réu em outra ação penal referente a um esquema de captação ilícita de recursos mediante a prática de crimes de concussão e organização criminosa – o réu exigia parte da remuneração de pessoas por ele indicadas para ocupar cargos comissionados na prefeitura de Araucária.

Fonte: MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá