Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereador preso será empossado na cadeia por videoconferência na região de Londrina

13/01/21 às 09:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vereador eleito Diogo Canata, em Alvorada do Sul (Região Metropolitana de Londrina) será empossado nesta quarta-feira (13), às 11h40. A cerimônia será por videoconferência, já que o político está preso desde julho de 2020. A suspeita é que ele seria responsável por chefiar o tráfico de drogas na cidade.

A posse foi determinada pela Justiça, após o pedido do advogado de defesa de Canata. O vereador foi o quarto mais votado na cidade, com 251 votos.

“A Câmara tem apenas a atribuição que é de dar posse ao candidato eleito. Num segundo momento, vamos avaliar a atribuição quanto ao exercício do cargo. Esse ponto será discutido, pois ainda não temos uma posição da Câmara sobre isso”, aponta a defesa, o advogado Carlos Lopes Lamerato.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A Câmara havia negado o pedido de posse e por isso a defesa foi à Justiça. Ele seria representado pela esposa, por meio de uma procuração.

Pelo fato de estar preso, ele não deve receber o salário. O vereador tem até 120 dias, quatro meses, para assumir o cargo. Se nesse período não for solto, o suplente assume a vaga.

O processo contra o vereador está em andamento, e segundo a defesa, sem condenação, não haveria nada que impedisse a posse. "A suspensão dos direitos políticos ocorre apenas em casos de condenação criminal e quando não cabe mais recurso. Não é o caso aqui".

© Copyright 2023 Grupo Tarobá