Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novo sistema de monitoramento de trânsito é instalado no centro de Londrina

14/04/21 às 13:14 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) tem dado suporte à instalação de dois semáforos inteligentes na rua Sergipe, área central da cidade. Localizados no cruzamento com as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, os dispositivos começaram a ser implantados há dez dias e devem entrar em funcionamento nas próximas semanas.

Segundo a CMTU, o objetivo da novidade é melhorar a fluidez do tráfego na via, já que os aparelhos são capazes de detectar – por meio de sensores – a quantidade de veículos em deslocamento, aumentando ou reduzindo automaticamente o tempo do sinal verde nos corredores mais congestionados.

Na avaliação do diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, os equipamentos “são a verdadeira expressão da palavra inteligente”. Ele conta que a tecnologia têm auxiliado na melhora da mobilidade urbana em várias grandes cidades e que, em Londrina, a expectativa é a integração harmônica com os semáforos tradicionais, mais antigos.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

De acordo com o diretor, a colocação dos dispositivos está sob responsabilidade do fabricante e, neste primeiro momento, os técnicos da companhia têm dado apoio aos trabalhos. “Esse acompanhamento nos permitirá conhecer o mecanismo de operação e a efetividade dos novos semáforos. Até para podermos, quem sabe, licitar a compra de mais unidades”, disse.

Projeto
A instalação dos semáforos integra a execução do projeto Cidades Inteligentes na rua Sergipe, cujo Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento da iniciativa – articulada pela deputada federal Luísa Canziani – foi assinado em janeiro.

Além dos semáforos, o convênio entre a Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) prevê a colocação de luminárias inteligentes, que permitem o controle da intensidade da iluminação, e a inserção de câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos.

Ainda estão inclusos no projeto a criação de um Centro de Controle Operacional; a implementação de um software do tipo muralha digital, que servirá para o monitoramento e vigilância da região; e a disponibilização de rede de wi-fi aberta para os comerciantes e frequentadores da rua.

Além de Londrina, o Cidades Inteligentes está presente também nos municípios de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Petrolina, em Pernambuco. A iniciativa é coordenada pela ABDI, órgão que deve investir R$ 3,4 milhões nas melhorias.

Com N.com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá