Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Trânsito nas novas alças da avenida Dez de Dezembro será liberado nesta terça

17/01/22 às 20:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina libera nesta terça-feira (18), a partir das 9h, o tráfego nas novas áreas de acesso construídas para interligar a avenida Dez de Dezembro até a rua Bolívia, na região central, e também à rua da Aeronáutica, na parte leste. As alças viárias, instaladas nos sentidos norte-sul e sul-norte da Dez de Dezembro, criam conexões inéditas que possibilitam diferentes opções de rotas para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana nesses pontos.

Os últimos serviços da obra estão sendo concluídos e, neste momento, as equipes da empresa contratada, a TCE Engenharia, bem como da Prefeitura de Londrina, fazem os ajustes e arremates finais, incluindo sinalização viária pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) em ruas nas imediações dos pontos trabalhados.

Para realizar todas as melhorias previstas no contrato, o investimento total da Prefeitura é de R$ 2,9 milhões. Integram o pacote serviços de construção de pistas e calçadas, adequações viárias em diferentes trechos, revitalização do sistema de drenagem, iluminação em LED e sinalização. Paralelamente, alguns outros serviços complementares também foram feitos pelo próprio Município, o que abrange adequações em pavimentos e calçadas de vias pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, substituição em pontos de LED pela Londrina Iluminação, além da sinalização em trechos recuperados pela Prefeitura, sob responsabilidade da CMTU.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Conheça as novas rotas – As alças da Dez de Dezembro possibilitam um novo ramal de fluxo viário a partir de uma das avenidas mais utilizadas de Londrina, facilitando a vida de motoristas, ciclistas e pedestres, agora beneficiados com mais conforto, acessibilidade e segurança em seus trajetos.

Com a liberação do trânsito, quem trafega no sentido norte-sul da Dez de Dezembro pode acessar, à direita, o novo acesso à rua Peru, que leva à rua Bolívia, dando passagem às ruas da Vila Brasil e bairros vizinhos. Assim, foi criado um trajeto facilitado para a área central. Também na primeira alça, uma nova rotatória foi construída entre as ruas Peru e Adriático, permitindo, entre diferentes alternativas, uma saída direta da Vila Brasil para a Dez de Dezembro, no sentido sul até a PR-445.

Outra importante vantagem, a partir deste mesmo acesso da direção norte-sul, é poder se dirigir mais rapidamente até a área leste da cidade, sentido aeroporto, utilizando a alça e, depois, o próprio viaduto da rua Bolívia sobre a Dez de Dezembro. Para aprimorar a passagem pela rua Bolívia sobre o viaduto, organizando melhor o trânsito, um trecho dessa via se transformou em duplicado no sentido que leva até a rua da Aeronáutica.

Sentido sul-norte – A Prefeitura também construiu novas alças de acesso no sentido sul-norte, para quem deseja adentrar aos bairros de abrangência do aeroporto, ou sair da região leste diretamente até a avenida Dez de Dezembro.

Agora, quem se locomove a partir da PR-445, por exemplo, conta com uma nova passagem direta para a zona leste, utilizando a alça interligada à rua da Aeronáutica, sem a necessidade de acesso pela rua Charles Lindemberg, desafogando parte do trânsito em uma área de tráfego intenso.

Essa rota inédita permite uma passagem direta até a rotatória da Praça João Negrão, que oferece acesso a diferentes vias da face leste, entre elas as avenidas Salgado Filho e Comandante João Ribeiro de Barros, e a rua Augusto Severo, que leva até a avenida Santos Dumont.

Outra alça, pela própria continuidade da rua da Aeronáutica, dá saída direta da zona leste descendo à esquerda para a avenida Dez de Dezembro, logo após o cruzamento do viaduto com a rua Bolívia. Quem utiliza essa via, após passar o viaduto, tem agora a opção de descer diretamente para a Dez de Dezembro pela alça, ou continuar seguindo em frente, como antes já era possível.

No entanto, houve uma breve alteração de trânsito para aqueles que trafegavam pela rua da Aeronáutica, no sentido sul-norte, e anteriormente conseguiram chegar até a rua Bolívia. Agora, somente é possível ir até a altura da rua Benjamin Lins, precisando subi-la à esquerda, no sentido da avenida Comandante João Ribeiro de Barros, a partir da nova parada de cruzamento sinalizada neste ponto da pista.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá