Turismo e viagem

Associação de Moradores conduzirá visitantes no Parque de Vila Velha

27 nov 2018 às 13:27

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) autorizou a Associação de Moradores de Vila Velha (Amorvive) a ser responsável pela condução de visitantes no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O edital de chamamento público foi aberto no mês de agosto e a instituição foi a única inscrita e ganhadora do edital. A autorização foi dada sexta-feira (23).

O termo autoriza a Amorvive a exercer atividades de recepção, condução de visitantes e educação ambiental como forma de apoio às atividades de uso público do parque. Também oferecerá todo suporte aos visitantes, como acesso às informações locais e de segurança, ajudando a manter o controle e biodiversidade do parque.

É de responsabilidade do IAP, a sinalização apropriada de atividades e acessos do parque e avaliação contínua das ações da entidade autorizada, por meio de questionários aos visitantes.

ASSINATURA - Para a assinatura do termo de autorização, estiveram reunidos o diretor do Departamento de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos; o gerente do Parque Estadual de Vila Velha, Juarez Bascoski, e a Presidente da Associação de Moradores de Vila Velha, Fernanda Haura. O termo tem duração de um ano e pode ser renovado.

A Associação de Moradores de Vila Velha é uma comunidade local que sempre esteve presente no Parque de Vila Velha. "É uma tarefa de muita responsabilidade e competência. Há muito tempo lutávamos por essa conquista, que agora se torna realidade", disse Fernanda Haura

CHAMADA PÚBLICA - A medida faz parte do projeto Parques do Paraná – Conhecer para Conservar, criado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em 2015. "O processo foi aberto com a ideia de criar novos modelos de gestão para as Unidades de Conservação do Paraná”, explica Guilherme Vasconcellos. “Buscamos parcerias com a iniciativa privada e associações que ajudem na conservação da biodiversidade. A Amorvive cumpriu todos os requisitos”, explicou.

Leia mais: Agência de Notícias do Paraná

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá