Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Feriados prolongados aceleram turismo de Foz do Iguaçu

03/11/21 às 16:31 - Escrito por Redação Tarobá News

Os feriados prolongados aceleraram a retomada do turismo, disse o prefeito Chico Brasileiro, ao avaliar a visitação dos principais atrativos do destino nos três últimos feriadões. No feriado prolongado do Dia dos Finados, a visitação nas Cataratas do Iguaçu, na Itaipu Binacional e no Marco das 3 Fronteiras superou as expectativas. "Melhor que isto, a movimentação de turistas no mês de outubro foi a melhor desde o início da pandemia", disse o prefeito.

O Parque do Iguaçu, que esperava receber 15 mil pessoas de sábado (30 de outubro) a terça-feira (2 de novembro), fechou o período com 18.333 ingressos. Em outubro, o atrativo recebeu 78.665 visitantes, crescimento de 17% no comparativo a setembro (67.046 ingressos).

A confiança na retomada do turismo, de acordo com Chico Brasileiro, cresce à medida que avança a vacinação contra a covid-19. "Desde que começou a pandemia, buscamos junto com todos os setores os protocolos sanitários necessários para chegar neste ponto".

"Agora, com a campanha de vacinação, estamos começando a colher os bons resultados", ressaltou. Entre junho e outubro, o número de pessoas que completou a imunização (duas doses ou dose única) saltou de 119,6 mil para 176,7 mil – mais de 68,4% da população.


Itaipu em alta

O complexo turístico da Itaipu registrou, de sábado até terça-feira, 7.369 visitantes. A maioria chegou até o local de carro, demonstrando a força do turismo rodoviário na retomada das atividades em Foz do Iguaçu. O conjunto de atrativos da usina teve em outubro o melhor resultado em um mês desde o início da pandemia. Ao todo, foram 34.597 visitantes, superando janeiro deste ano, com 30.835 ingressos.

Para o presidente da Itaipu, general João Francisco Ferreira, a alta na movimentação assegura empregos, abre novas frentes de trabalho e prospecta a impulsionada econômica no pós-pandemia”. O incentivo ao turismo é parte da missão da Itaipu, que desenvolveu a campanha “Vem pra Foz” para atrair mais pessoas para o Destino Iguaçu. “A usina que mais gerou energia no mundo também é uma propulsora do desenvolvimento regional”, disse. 

Outro fator de impulso são os cuidados na prevenção à covid-19, reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo como destino com responsabilidade sanitária e alta taxa de vacinação.


Três países

O Marco das 3 Fronteiras recebeu 34.646 visitantes em outubro. Quando comparada com o mês anterior, setembro, a visitação foi 16% maior. É um crescimento gradativo que o atrativo vem apresentando durante todo o ano.

Entre todos os visitantes do marco fronteiriço, 97% são brasileiros. A lista dos estados é liderada pelos paranaenses, seguidos dos paulistas, fluminenses, catarinenses, mineiros, gaúchos, pernambucanos, sul-mato-grossenses, potiguares e cearenses, que finalizam o ranking.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá