Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conselho Municipal do Meio Ambiente questiona obras do Contorno Leste

13/11/23 às 15:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema) questionou a Prefeitura de Londrina sobre os impactos socioambientais das obras do Contorno Leste para a região.


Nos documentos encaminhados para a prefeitura, a Secretaria de Infraestrutura e Logística e ao Ministério dos Transportes, membros do Consema querem saber quais são as garantias que a fauna silvestre, de toda área, terá. 


As pistas passarão por uma área que compreende dez afluentes, entre córregos e rios, e também o Parque Daisaku Ikeda que é protegido por lei.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARA MELHORA DE ACESSO

Prefeitura realiza serviço paliativo na Rua Dalmi de Carvalho

Imagem de destaque
ACOMPANHE

Remoção de poste do meio da Rua Alagoas deve ser realizada nesta quinta

Imagem de destaque
ATENÇÃO MOTORISTAS

Obras de recape interditam parcialmente a Avenida Dez de Dezembro

Imagem de destaque
UM NOVO PARQUE

Parque Arthur Thomas será reformado em comemoração aos 90 anos de Londrina


Jonas Pugina, presidente do Consema, comenta que tais questionamentos são necessários "para não acontecer, lá na frente, um erro que poderíamos ter evitado".


O Contorno Leste é considerado de extrema importância para região norte do Paraná.


Para quem depende da PR-445 e BR-369, rodovias de acesso aos estados de São Paulo e Mato Grosso, o novo caminho será fundamental.


O projeto prevê a ligação das duas rodovias por uma estrada com quatro pistas, passando por trás das regiões conhecidas como Usina Três Bocas e Limoeiro, entre as zonas sul e leste, chegando em Ibiporã.


O novo sistema viário visa desafogar não só a PR-445 e br-369, mas também algumas vias importantes na área urbana como a Avenida Dez de Dezembro.


O Conselho entende a importância da obra, porém existe a complexidade ambiental, envolvendo a abertura das pistas - o que gera dúvidas quanto a inclusão de medidas protetivas ao meio ambiente.


"É o momento de se fazer orçamento e, para o orçamento, é necessário prever os estudos relativos às alternativas para garantir a salvaguarda daquele contexto ambiental que é muito rico" pontua Jonas.


O investimento inicial para implantação do Contorno Leste será de R$ 60 milhões e o Consema quer saber se, dentro do orçamento, existem recursos para proteger o meio ambiente, bem como passagens subterrâneas, entre as quatro pistas, para os animais.


"Esses animais não podem ser restritos a pequenas zonas, porque isso pode impactar na reprodução, na dinâmica, no contexto ambiental e a gente pode perder uma riqueza que nunca mais seria reposta" afirma Jonas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá