Segurança

Com contrato assinado, totens de segurança começam a funcionar oficialmente

27 set 2023 às 13:31

Os totens de segurança, instalados pela Prefeitura de Londrina, há cerca de dois meses, passam a operar oficialmente a partir de agora.


O contrato foi assinado nessa terça-feira (27), pelo município, e os aparelhos terão custo mensal de pouco mais de R$ 135 mil reais, em uma parceria de 36 meses entre a Companhia de Tecnologia de Desenvolvimento de Londrina (CTD) e a empresa que fabrica os equipamentos.


De acordo com Fábio Cavazotti, secretário de Gestão Pública, “como nós não temos condições de ter um Guarda Municipal (GM) em cada local da cidade, nós temos que ter soluções tecnológicas”.


Os totens possuem diversos dispositivos, alarmes sonoros e luminosos, interfone com a GM e oito câmeras, em várias posições, com a capacidade de reconhecimento facial. O sistema é capaz, por exemplo, de identificar se um foragido da justiça passar por eles. Um alerta é emitido na central de monitoramento da GM.


O primeiro totem de segurança foi instalado, no ano passado, na Praça Dom Pedro, logo após a reforma do espaço. O equipamento foi cedido ao município sem custo, durante esse tempo, para uma experiência que deu certo.


Antes disso, a praça era ocupada por moradores de rua e usuários de drogas acampados.


Depois que o equipamento foi instalado, o local está seguro.


“Você vê que o resultado na Praça Dom Pedro é transformador” relata Fábio Cavazotti.


Além da Praça Dom Pedro, os totens estão instalados na Concha Acústica, no Bosque Central, na Praça da Bandeira, no Complexo Esportivo do Conjunto Maria Cecília, no Espaço CEU, o Centro de Artes e Esportes da zona oeste, no Anfiteatro do Zerão e na Avenida Maringá, em frente ao aterro.


Também foi incluído no contrato um totem em frente à Escola Municipal Melvin Jones, no Jardim Hedy, na zona oeste.


O município já fala na expansão do sistema de segurança para mais bairros.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá