Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em reunião, Prefeitura de Londrina diz que "vai ouvir as forças de segurança"

26/10/23 às 14:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma reunião na Prefeitura de Londrina discutiu o reforço no patrulhamento nas escolas.


O município defende que a segurança armada nas unidades escolares não resolve o problema.


Prefeitura, Guarda Municipal (GM) e as Polícias Civil (PC) e Militar (PM), reunidas na mesma mesa. Em pauta, o tema era a discussão de medidas para a redução de crimes.

Leia mais:

Imagem de destaque
DOMINANDO TÉCNICAS

Agentes da segurança participam de curso de atendimento pré-hospitalar

Imagem de destaque
QUESTÃO DE SEGURANÇA

"Marco Zero merece a atenção de todo poder público" diz comandante do 5º BPM

Imagem de destaque
ENTENDA

Secretária de Educação diz que inspetores nas escolas começam só no ano que vem

Imagem de destaque
NA ZONA SUL

Forças de segurança lançam nova edição de Operação Vida nos Bairros


No entanto, o foco acabou sendo a segurança das escolas.


Para a PM, o trabalho é baseado nas demandas que chegam até a corporação, além do serviço de inteligência.


Segundo o Tenente-coronel Marcos Tordoro, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) “as ações são realizadas de maneira intensa, em todos os momentos, e direcionadas para aqueles locais, onde a demanda chega pelas pessoas e através das informações coletadas pelo Serviço de Inteligência”.


No ponto de vista da PC e GM, a segurança armada não é a solução para o problema nas escolas.


Segundo Amarantino Ribeiro, delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, “colocar uma pessoa armada nas escolas e pensar que esta seja a única solução? Não! Se o gestor, o professor, o prefeito, o governador, o presidente, quer colocar uma segurança armada dentro da escola, ele tem que ter outras medidas, principalmente de ouvir as pessoas, ouvir os professores, os alunos e de tratar aqueles que apresentam um distúrbio psicológico. Se a segurança armada fosse a solução de um problema, nós não teríamos assaltos a bancos no Brasil” reflete.


Pedro Ramos, secretário de Defesa Social, diz que “a presença de agentes armados, no interior de instituições de ensino, não é positiva. Falo isso enquanto educador. E, mesmo na condição de profissional de segurança pública, existem outras formas de fazer a segurança sem o agente estar lá dentro”.


Na ocasião, o prefeito Marcelo Belinati anunciou que o município está licitando a contratação de 1.100 câmeras de monitoramento - que se juntarão às duzentas já existentes nas unidades escolares.


A expectativa é de que os novos equipamentos sejam instalados já para o ano letivo 2024, assim como o início do trabalho de inspetores.


De acordo com o prefeito “todas as alternativas são válidas. Nada pode ser descartado, porque todo mundo tem o mesmo objetivo (...). O inspetor é um vigilante. Ele tem o treinamento em segurança e será treinado pelas forças de segurança para trabalhar de forma integrada (...) e trazer proteção”.


Na entrada do gabinete do prefeito, um protesto pacífico feito por pais que possuem filhos na rede municipal, pedia, principalmente, a aplicação da lei, aprovada, neste ano, e que prevê a presença da GM nas escolas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá