Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadores apontam falhas na segurança em escolas municipais de Londrina

01/09/23 às 10:28 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Os vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara de Londrina estiveram, na manhã dessa quinta-feira (31) em quatro escolas municipais para verificar a segurança dos locais.


Os parlamentares Jessicão (PP), Mara Boca Aberta (Pros) e Santão (PSC) fiscalizaram o cumprimento da lei municipal nº 13.608/2023, que determina que todas as escolas públicas municipais devem conter pelo menos um guarda municipal durante o período escolar.


Nas escolas municipais Maria Carmelita Vilela Magalhães, no Jardim Mazzei, e Maria Irene Vicentini Theodoro, no Jardim Eldorado, os parlamentares acompanharam o período de entrada dos estudantes. Já na escola San Izidro, no bairro de mesmo nome, e na Leonor Maestri de Held, Jardim Santa Rita, chegaram com as aulas em andamento. 

Leia mais:

Imagem de destaque
DOMINANDO TÉCNICAS

Agentes da segurança participam de curso de atendimento pré-hospitalar

Imagem de destaque
QUESTÃO DE SEGURANÇA

"Marco Zero merece a atenção de todo poder público" diz comandante do 5º BPM

Imagem de destaque
SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Em reunião, Prefeitura de Londrina diz que "vai ouvir as forças de segurança"

Imagem de destaque
ENTENDA

Secretária de Educação diz que inspetores nas escolas começam só no ano que vem


A vereadora Jessicão, presidente da comissão, disse não ter encontrado guardas municipais nas quatro escolas visitadas. “O objetivo principal das visitas surpresas nas escolas era verificar se está sendo cumprida a lei que exige um guarda em cada escola. Nas quatro escolas em que nós passamos, no entorno delas, primeiro, e depois na porta de entrada, nós não constatamos nenhum guarda. Nada que pudesse trazer essa segurança”, afirmou.


Durante a visita, os vereadores também verificaram outros itens de segurança, como altura de muros e existência arames farpados. Em uma das escolas, por exemplo, o arame farpado existente em cima do muro, está rompido em diversos pontos. “Esta [escola] que a gente visitou está com muro baixo e com a cerca que fica em cima do muro toda destruída. As nossas crianças estão vulneráveis e tudo aquilo que a gente está vendo de defeito nas escolas e que precisa ser melhorado a gente vai colocar no papel e vai cobrar a Prefeitura”, garantiu o vereador Santão.


Além dos pedidos por escrito, a comissão também pretende agendar uma reunião com secretários municipais para pedir o cumprimento da lei municipal nº 13.608/2023, de autoria da vereadora Mara Boca Aberta. “Houve escolas em que nós conseguimos entrar com muita facilidade, sem nenhuma segurança, com muros baixos e o principal, sem a Guarda Municipal nem mesmo fazendo a ronda nas escolas. A gente sabe hoje da deficiência da guarda, mas existe uma lei a ser cumprida e a lei diz que deve haver um guarda municipal em período integral por escola”, disse.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá