Como começar a carreira de modelo?

Redação Tarobá News
Moda | Publicado em 24/09/2019 às 08:09

O que você precisa saber para ingressar no mundo da moda

 Ser modelo provavelmente já foi o sonho de muitas meninas. Desfilar em passarelas no mundo inteiro, ser fotografada por paparazzi, estampar capas de revistas e aparecer nas telinhas é, para muita gente, uma profissão incrível.

No entanto, para ser modelo é preciso mais do que ser apenas bonita, exigindo determinação, equilíbrio e muita força de vontade. Para começar, é preciso escolher bem quais serão as roupas para fazer um book, uma das principais ferramentas de trabalho de qualquer modelo.

Ao mesmo tempo, algumas mudanças no cenário da moda têm levado diferentes mulheres a ingressar na carreira, mesmo que tardiamente, como é o caso das modelos plus size e de terceira idade.

Existe idade certa?

De acordo com o senso comum, para começar a vida de modelo é preciso ingressar na carreira o quanto antes, entre 13 e 14 anos. Começar na pré-adolescência ajuda a jovem a ir se “moldando” e aprendendo sobre a profissão já de cara. Além disso, existe o aspecto da juventude, que é muito valorizado pelo universo da moda.

Por outro lado, começar uma carreira nessa idade também significa abrir mão de parte dessa juventude, já que para ser modelo é necessário um grande investimento de esforço e tempo, sem falar na questão emocional.

Para se ter uma ideia, a média de idade em que as modelos se aposentam é 27 anos, ou seja, enquanto a maioria das pessoas está iniciando a vida profissional, as modelos já estão finalizando-a.

Nos últimos anos, algumas transformações sociais têm quebrado os chamados “padrões de beleza”. Se antes apenas garotas altas e magras poderiam seguir a carreira de modelo, hoje mais mulheres com corpos e idades diferentes estão ingressando nessa profissão.

Isso não torna o caminho menos árduo, mas é uma grande mudança num universo tão exigente e seletivo como o da moda.

Faça um book

A melhor forma de mostrar seu potencial para as agências é fazendo um book. Ele é a principal ferramenta de qualquer modelo. O book é um álbum com suas fotos feitas tanto em estúdio quanto em espaços abertos. Para tanto, é necessário contratar um bom profissional de fotografia.

Lembre-se de que o book é como um currículo profissional que irá mostrar as suas qualidades para agências que poderão te contratar. É preciso ele que tenha qualidade e que mostre o seu melhor ângulo.

Outra possibilidade de ingressar na carreira é por meio de olheiros, pessoas ligadas a agências que procuram por garotas que tenham perfil de modelo. Contudo, essa é uma possibilidade mais limitada, já que é preciso estar no lugar e hora certos para que uma dessas pessoas apareça à procura de uma nova modelo.

Categorias de modelo

Assim como em todas as áreas profissionais, a profissão de modelo também tem suas variantes. Saiba qual mais se encaixa naquilo que você deseja.

Modelo Fashion

É o tipo de modelo de passarela, associado aos desfiles de moda. Essa é uma das carreiras mais difíceis, já que há uma exigência muito grande no que diz respeito ao corpo, e por isso mesmo é uma das vertentes mais restritas.

Por outro lado, já é possível perceber, mesmo que de forma lenta, uma mudança nesse panorama. O boom da moda plus size, por exemplo, tem feito com que mulheres de diferentes tamanhos e corpos possam desfilar nas passarelas do mundo todo.

Modelo de catálogo

Outra opção é a de modelo de catálogo. Nela as modelos posam para revistas de marcas que irão mostrar suas novas coleções. É uma opção para quem não deseja ingressar no mundo das passarelas.

Modelo comercial

É o ramo que trabalha com campanhas publicitárias e que, por isso mesmo, é um dos mais abrangentes da profissão. Para ser modelo comercial ou fotográfica, é preciso manter um visual e uma pele impecáveis, é claro, mas não existe tanta exigência quanto às medidas corporais e de altura.

Modelo de parte de corpo

Há também uma opção em que uma parte do seu corpo seja o foco das fotografias. Pés, mãos, pernas e barriga, por exemplo, podem ser essas partes do corpo. A exigência é que elas sejam muito bem cuidadas, afinal de contas, serão o foco desse tipo de trabalho.

Além de beleza, para ser modelo é preciso ser simpática e comunicativa na medida certa, para que você possa se relacionar bem com todas as pessoas que vão te cercar. Com tudo isso mais esforço e uma dose de sorte, com certeza você vai conseguir seguir pelo caminho da modelagem.



Relacionados

Foz do Iguaçu | 01-10-2019 15:22

Miss Foz do Iguaçu é eleita e vai disputar o Miss Paraná

Miss Foz do Iguaçu é eleita e vai disputar o Miss Paraná

Foz do Iguaçu | 30-09-2019 08:49

Foz escolhe a candidata ao Miss Paraná nessa segunda-feira

Foz escolhe a candidata ao Miss Paraná nessa segunda-feira

Cascavel | 19-09-2019 11:56

Consultoria: Veja qual tipo ideal de roupa para seu corpo

Consultoria: Veja qual tipo ideal de roupa para seu corpo

Cascavel | 11-09-2019 12:19

Empresária inova em coleção de moda para mulheres cristãs e executivas

Empresária inova em coleção de moda para mulheres cristãs e executivas

PUBLICIDADE