Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

“Brilho de Luna” prevê apoio psicológico e social para famílias que perdem bebês

06/03/24 às 22:12 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

 

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Londrina aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei (PL) que estabelece procedimentos a serem adotados nos serviços públicos e nos serviços privados integrados ao SUS em casos de perda gestacional, natimorto e perda neonatal. O PL nº 42/2023, que cria o Programa de Apoio às Famílias Enlutadas leva o nome de “Brilho de Luna”.

 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA

Clube das Mães unidas divulga 21 cursos profissionalizantes para o mês de maio

Imagem de destaque
BICHOS E DENGUE

Pais estão preocupados com mato alto em escolas municipais de Londrina

Imagem de destaque
REDUZIR ESPERA

Mutirão do INSS em Londrina atenderá 1.500 pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
NOVA REMESSA

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná

Izabela Simão lembra dos momentos difíceis que passou quando perdeu seu primeiro filho, Lucas. Mas foi somente depois da perda de Luna, que ela entendeu a importância de falar sobre o assunto. “Foi um luto muito solitário. As pessoas não validam esse luto. Elas se afastam, não querem falar sobre o assunto e eu não posso esquecer desse filho”, conta a empresária.

 

Justamente para que as famílias tenham um atendimento humanizado por parte da equipe médica e de toda a sociedade, o projeto prevê acompanhamento psicológico e social, garantia de acomodação separada e até mesmo a decisão sobre o sepultamento. o principal objetivo é que essas famílias sejam acolhidas durante o momento do luto.

 

O projeto de lei, de autoria da vereadora Lenir de Assis, propõe ainda a criação da Semana de Conscientização e Apoio às Famílias Enlutadas, para trazer mais conscientização e visibilidade sobre o assunto. No momento do luto, os pais também terão direito de receber tratamento humanizado pela equipe médica. “Precisamos, ainda dentro do hospital, garantir um espaço adequado para essas mães, além de oferecer todo um acompanhamento psicossocial e o direto dessas mães se despedirem dessas crianças”, explicou a vereadora.  

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá