Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

20/11/23 às 16:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde entregou, gratuitamente, na manhã desta segunda-feira (20), mais de duzentos aparelhos auditivos ao Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES).


Os equipamentos trazem mais qualidade de vida para quem tem deficiência auditiva.


A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e o Iles, com recursos do SUS.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


De acordo com Felippe Machado, secretário de Saúde, “o nosso objetivo, na verdade, é zerar a fila de espera para paralisia auditiva (...). É um aparelho caro, que no mercado particular pode custar até 10 mil reais e as pessoas, evidentemente, não têm condições de fazer essa aquisição. Esse aparelho representa um ganho de qualidade de vida, uma independência muito grande na vida das pessoas”.


Para ter direito ao aparelho de surdez pelo SUS, o paciente passa por atendimento na rede municipal de saúde e é encaminhado para exames. O diagnóstico aponta qual o modelo do aparelho é indicado e se necessário para um, ou para os dois ouvidos.


Tirza Hirata, presidente do Iles, conta que “depende do grau de perda auditiva, do tipo de perda auditiva e, aí, de um conselho do médico. Nós temos, por exemplo, fonoaudiólogos fazendo este trabalho, nós temos otorrino, quando é criança, o próprio pediatra ou neurologista acompanhando todo o processo”.


A espera por um aparelho auditivo pelo SUS já chegou a demorar vários anos. Em Londrina, atualmente, o tempo médio para se conseguir um aparelho, gratuitamente, é de seis meses.


Até o final deste ano a previsão é de que duas mil pessoas sejam atendidas.


“Nós fizemos um grande mutirão de exames aqui no Iles, atendendo aproximadamente duas mil pessoas e todas aquelas que tiveram a indicação de receber um aparelho auditivo, receberão até o mês de dezembro” conta Felippe Machado.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá