Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Educação amplia número de escolas com Tutoria Pedagógica

13/08/19 às 15:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A secretaria de Estado da Educação e do Esporte ampliou o projeto Tutorial Pedagógica. Quando foi implantado, em março deste ano, impactava cerca de mil escolas. Agora são quase 1,7 mil e o objetivo e aumentar o número ainda mais. A iniciativa tem como objetivo melhorar o processo de ensino e aprendizagem, combater o abandono escolar e diminuir os índices de reprovação na rede estadual de educação.

A tutoria consiste em encontros periódicos nas instituições de ensino entre equipes pedagógicas e diretiva dos estabelecimentos e técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs). O objetivo é que os técnicos possam contribuir para a gestão escolar e o desenvolvimento de ações pedagógicas por meio da qualificação de diretores e pedagogos, que poderão proporcionar subsídios aos professores para elaboração de uma boa aula com foco no aprendizado dos alunos.

AÇÕES DIFERENCIADAS -– Tutora do NRE de Ponta Grossa, Lorena Cristine Ribeiro Rocha explica que a ideia é que haja uma troca entre o profissional do núcleo e a equipe da instituição de ensino. Isso porque cada colégio tem uma realidade própria, sendo o diálogo fundamental para compreendê-la.

Leia mais:

Imagem de destaque
DESENVOLVIMENTO

Portos do Paraná e de Santos assinam carta de intenções para expandir cooperação

Imagem de destaque
CAMPOS GERAIS

Estado libera R$ 4,7 milhões para novas obras de saúde em Telêmaco Borba

Imagem de destaque
REVITALIZAÇÃO

Após ampliação e modernização, Estado e prefeitura inauguram Hospital Municipal de Ibaiti

Imagem de destaque
OPERAÇÃO SINECURA

Justiça Eleitoral sustenta a condenação de ex-prefeitos de Araucária denunciados pelo MPPR

““Para cada escola eu penso em uma ação diferenciada, específica, até para conferir credibilidade ao que eu faço e valorizar a instituição. Se o trabalho for muito padronizado as próprias escolas perdem o interesse””, afirma ela, que no primeiro semestre deste ano atuou como tutora em sete colégios estaduais.

Um exemplo de ação que Lorena ajudou a desenvolver foi o projeto Futuro Brilhante, atualmente implementado na Escola Estadual de Capinzal Eurides Martins, em Piraí do Sul (Campos Gerais). A ação, coordenada por uma professora de Matemática da instituição, consiste no envio de desafios, elaborados com base nos descritores da Prova Paraná, via WhatsApp aos alunos. Os estudantes têm um prazo para responder à docente, que retoma o problema na aula seguinte, a fim de contemplar também os alunos que não têm acesso à internet em casa.

O diretor da escola rural, Paulo Henrique Capillé Fernandes vê como muito positiva a tutoria. Segundo ele, a experiência tem sido ótima, pois veio ao encontro de necessidades da unidade. ““É uma ação muito positiva, que veio incrementar o processo pedagógico. Nossa tutora, a Lorena, é uma pessoa de muito conhecimento. Você percebe que o objetivo dela é melhorar o aprendizado dos alunos. Quando tenho dúvidas, ela não as responde, simplesmente, mas sempre tem algo para acrescentar””, diz.

PRÁTICAS COMPARTILHADAS – - Outra escola que relata boa experiência com a Tutoria Pedagógica é o Colégio Estadual Rui Barbosa, em Japurá (Noroeste). A diretora da instituição, Dayane Karoline Bonette Andreta, conta que além de proporcionar um fortalecimento pedagógico da equipe, o projeto aproximou a escola do Núcleo Regional de Educação, –neste caso, o de Cianorte.

““Lidar com questões burocráticas é uma coisa, mas ‘conhecer o chão’ da escola é outra. Enquanto gestora eu fiquei muito feliz porque o trabalho do tutor veio para somar. Essa ação conjunta realizada entre a Secretaria de Educação, Núcleo Regional de Educação e instituição de ensino, feita com diálogo e escuta ativa, fortalece o trabalho do professor””.

Outro aspecto da tutoria apontado por Dayane diz respeito à possibilidade de intercâmbio de práticas entre as escolas. “Muitas vezes, um projeto realizado em uma escola serve de inspiração para outra. É necessário, contudo, adaptar as ações à realidade da instituição, conhecida apenas com as visitas periódicas características da tutoria”.

““O convívio é muito interessante. É preciso conhecer a escola, os problemas que ela enfrenta e também seus pontos positivos. Assim, o tutor acaba sendo a nossa voz no Núcleo Regional de Educação””, acrescenta a diretora.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá