Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TSE divulga balanço das ações que pode ser consultado na internet

25/04/24 às 21:45 - Escrito por TSE
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como guardião da democracia, tem a missão central de assegurar a integridade das eleições, por meio de um trabalho permanente. É o que demonstra o Relatório de Gestão Integrado do TSE do ano de 2023, publicado nesta quinta-feira (25).


Segundo o documento, no período em análise, foram realizadas 162 sessões de julgamento pelo TSE, sendo 120 presenciais e 42 no Plenário Virtual, resultando no julgamento de 1.957 processos. O ano de 2023 foi iniciado com um acervo de 6.560 processos, com 902 conclusos aos relatores. Desde então, foram autuados 10.029 processos e baixados 11.653.


“Em inúmeras decisões proferidas em 2023, esta Corte Eleitoral fixou as teses a serem seguidas nas Eleições Municipais de 2024. Foram assim definidos quais limites serão aceitos pela Justiça Eleitoral e quais as hipóteses em que o descumprimento de regras acarretará sanções previstas na legislação”, detalhou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, na apresentação do relatório.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM 28 CIDADES

Fórum Eleitoral abre neste sábado e domingo com atendimento até às 17h

Imagem de destaque
BALANÇO

Justiça Eleitoral já recebeu mais de 1,1 mil registros de pesquisas eleitorais

Imagem de destaque
MAIS 15 DIAS

TSE prorroga prazo de fechamento do cadastro eleitoral em todo o RS

Imagem de destaque
VEJA NA ÍNTEGRA

Eleições 2024: entrevista com o pré-candidato à prefeitura de Londrina, Diego Garcia


Conforme o documento, elaborado sob a coordenação da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal (SMG), a Justiça Eleitoral julgou 216 processos relacionados à fraude à cota de gênero em 2023, com identificação de, ao menos, 60 fraudes desse tipo em disputas ao cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2020.


Segurança


O relatório destaca o trabalho da Corte em prol da transparência e da segurança do sistema eletrônico de votação, com a realização da 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna e a continuidade da renovação do parque de urnas eletrônicas.


Combate à desinformação


Também é destaque, na atuação permanente de enfrentamento de notícias falsas, o acordo de cooperação técnica firmado pelo TSE com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A parceria visa dar celeridade ao fluxo de comunicação entre os dois órgãos para o cumprimento de decisões judiciais relativas ao tema.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá