Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Biblioteca do TSE oferece acervo especializado em matéria eleitoral

01/05/24 às 10:16 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Com acervo especializado no Direito Eleitoral e áreas correlatas, a Biblioteca do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Professor Alysson Darowish Mitraud completa 78 anos nesta terça-feira (30). O espaço, localizado no 1º andar do edifício-sede, fica aberto das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e oferece um ambiente para consulta e pesquisa.


“O aniversário de 78 anos da Biblioteca do TSE é uma ocasião que celebra mais do que a simples passagem do tempo. Ela simboliza a evolução contínua de um espaço concebido para a divulgação e a preservação do conhecimento jurídico e eleitoral, essenciais para a democracia brasileira”, destaca Eveline Mesquita, coordenadora de Biblioteca e Museu (CBLEM).


A Biblioteca promove atualizações constantes do acervo, com a incorporação anual de aproximadamente 300 novos títulos. Todo o material é selecionado para apoiar as necessidades informacionais da Justiça Eleitoral (JE) com base nos valores estratégicos do Tribunal de fomentar a participação cívica e incluir grupos minorizados no processo político.

Leia mais:

Imagem de destaque
REQUERIMENTO

Confira os serviços disponíveis após o fechamento do cadastro eleitoral

Imagem de destaque
GRALHA CONFERE

TRE do Paraná divulga canal para checagem de notícias

Imagem de destaque
RESOLUÇÃO DO TSE

Saiba quem não pode atuar nas mesas receptoras de voto nas eleições

Imagem de destaque
JUNHO

Suspensão de prazos processuais para o RS vai até dia 10


O acervo inclui registros históricos do Brasil, como o Código Eleitoral de 1932, e obras clássicas de autores renomados, como Assis Brasil. A Biblioteca abriga uma rica coleção de publicações internacionais, que aborda os processos eleitorais de diversos países, além de exemplares que contemplam questões atuais como a participação de minorias nas eleições e os desafios da desinformação.


A Biblioteca do TSE dispõe de iniciativas próprias, como o acervo “Cora Corujita” e as “Estantes de Livros”, que estão localizados em pontos estratégicos do Tribunal (Biblioteca, subsolo e anexo). Os projetos reforçam o compromisso com a promoção da leitura em todas as faixas etárias. De acordo com Eveline Mesquita, a unidade se empenha em fomentar uma compreensão mais ampla das diversas áreas do conhecimento contempladas em seu acervo.



Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral



Outra funcionalidade é a Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE), que oferece acesso a documentos digitais sobre eleições e matéria eleitoral e partidária, contando atualmente com 11.550 itens. Ao todo, o acervo abrange uma variedade de materiais, como livros, artigos, periódicos e também a produção intelectual de ministras e ministros, desembargadoras e desembargadores e servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, independente de sua publicação pela JE.


A Biblioteca Digital possui no catálogo temas de relevância jurídica e política, como Direito Eleitoral, com 2.056 itens; partido político, com 1.932; e democracia, com 1.816. A plataforma também pode ser utilizada para consultas e pesquisas sobre campanha eleitoral e eleições.


Segundo a Coordenadoria de Biblioteca e Museu (CBLEM), esses temas refletem o compromisso da instituição em disponibilizar informações essenciais para o entendimento e o aprimoramento do sistema democrático e eleitoral do país.


A procura intensa por esses assuntos evidencia a importância da Biblioteca Digital como fonte de conhecimento e referência para o estudo e a prática da legislação eleitoral no Brasil.



Empréstimos de obras



O serviço de empréstimo da Biblioteca é oferecido a magistradas e magistrados, servidoras e serviudores ativos e inativos, estagiárias e estagiários, assim como a bibliotecas conveniadas do Distrito Federal. Usuários cadastrados podem retirar, simultaneamente, até oito obras. Já ao usuário externo somente é permitida a consulta de obras localmente.


O prazo de empréstimo é de 15 dias para livros e de três dias para revistas. A renovação é permitida por igual período, desde que a obra não tenha sido reservada por outro usuário.


O atendimento virtual de pesquisas pode ser solicitado pelo e-mail [email protected] ou via formulário. É possível requerer empréstimo de obras das bibliotecas conveniadas com o TSE.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá