Cultura

Bloco “Rua Eklétika” recebe inscrições para oficinas de Carnaval até sexta

31 jan 2023 às 17:49

Interessados em participar dos festejos do bloco carnavalesco “Rua Eklétika”, que fará parte da programação do Carnaval de Rua de Londrina, marcado para o dia 19 de fevereiro, podem se inscrever – gratuitamente – até sexta-feira (3) para as oficinas do coletivo. Haverá atividades voltadas à maquiagem criativa, customização, audiovisual e percussão. Ao todo, serão realizados 12 encontros nas dependências da Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4.159), entre os dias 4 e 18 de fevereiro (veja a agenda completa abaixo). Todas as atividades possuem classificação livre para todos os públicos (menores de 13 anos deverão ter o acompanhamento de um dos responsáveis).


Para se inscrever nas atividades do Bloco “Rua Eklétika”, que é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria de Cultura, é necessário preencher corretamente o formulário de inscrição, disponível neste link. Cerca de 90 vagas foram disponibilizadas para as oficinas, podendo ser ampliadas conforme o interesse e a procura dos participantes, sendo que cada pessoa pode participar de mais de uma oficina. Para outras informações, acesse o perfil de Instagram do Bloco “Rua Eklétika” pelo link @ruaekletika.


Segundo o produtor cultural e um dos organizadores do Bloco “Rua Eklétika”, Paulo Vitor Miranda, todas as oficinas terão um caráter formativo. “Nós queremos trabalhar com os vários elementos que dialogam com o carnaval. Por exemplo, a oficina de customização propõe que as pessoas possam explorar técnicas com o upcycling, desconstruindo roupas que não utilizam mais e criando novas peças, ressignificando as peças, os tecidos e os acessórios de formas criativas e inusitadas”, disse.


“Na de maquiagem criativa, iremos propor novos olhares para as cores e materiais, fugindo de uma formalidade ou de um padrão. Para a oficina de percussão, nosso objetivo é proporcionar uma experiência com os instrumentos, com o ritmo e a composição musical, partindo de elementos da musicalidade do carnaval. Já a oficina de audiovisual vem para criar diferentes olhares sobre os processos de criação e construção do bloco, em que os participantes aprenderão técnicas e formas de explorar seus olhares através de registros audiovisuais”, completou Miranda.


O produtor ressaltou também que não é necessário ter conhecimento prévio para participar de nenhuma das oficinas promovidas pelo bloco. “Para as oficinas de maquiagem criativa, audiovisual e customização é interessante que os participantes levem materiais que tenham em casa, como pincéis, objetos, roupas e outros objetos que podem ser desconstruídos. Para a oficina de audiovisual, nós pedimos para que os inscritos levem smartphones, celulares ou câmeras fotográficas, caso possuam, para participarem do processo criativo das oficinas e das saídas do bloco. Nosso objetivo maior é que todas as oficinas resultem na construção desse bloco, fazendo com que os participantes atuem em conjunto no processo de criação e construção do cortejo, para que saiamos nas ruas no dia 19 de fevereiro de forma coletiva”, finalizou.


Bloco “Rua Eklétika”

Oficina Audiovisual, com Natália Castro

Quando: 4, 8 e 11 de fevereiro

Onde: Usina Cultural

Oficina de Maquiagem Criativa, com Alegora

Quando: 7 e 8 de fevereiro

Onde: Usina Cultural

Oficina de Percussão, com Mau Werner

Quando: 5, 11, 12 e 16 de fevereiro

Local: Usina Cultural

Oficina de Customização, com Jéssica Calvani e Pedro Peixoto

Quando: 4, 11 e 18 de fevereiro

Onde: Usina Cultural

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá