Cultura

Curso Livre de Teatro de Rua realiza ensaio aberto nesta quarta-feira

20 dez 2022 às 19:19

Nesta quarta-feira (21), às 20h, o Curso Livre de Teatro de Rua do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) realiza um ensaio aberto ao público. A atividade, que será conduzida na Vila Cultural Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3.241), marca a conclusão do segundo módulo do curso, que foi ministrado pela atriz, diretora e produtora de teatro, Luli Rodrigues, entre agosto e dezembro.


Contando com 12 participantes, o ensaio terá como base fragmentos de um texto experimental que foi produzido durante as oficinas, e que dialoga com diversas outras obras dramatúrgicas.


De acordo com a programadora cultural do MARL, Amanda Marcondes, o tema que amarra os múltiplos textos é um convite a um passeio de trem. “Durante o segundo módulo, que teve como tema ‘O texto no teatro’, a professora Luli Rodrigues conduziu práticas de preparação corporal e exercícios com disparadores da criação, como memórias de infância, lembranças e textos de outros autores. O curso teve a participação de 36 pessoas, e agora vamos mostrar um pouco do resultado do trabalho que foi desenvolvido”, disse.


Módulos – Ao todo, o Curso Livre de Teatro de Rua é composto por quatro módulos, sendo que o primeiro, intitulado “A voz como instrumento no teatro”, foi ministrado por Edna Aguiar entre abril e julho de 2022.

Com a conclusão do segundo módulo, a próxima série de oficinas abordará o tema “Teatro do Oprimido – De Boal a Brecht, vozes para a transformação social”, e será coordenada por Paulo César Leôncio, entre fevereiro e junho. As inscrições para essa etapa serão abertas em janeiro e, assim como no caso dos outros módulos, a participação é gratuita e aberta a pessoas acima dos 16 anos, que tenham ou não experiência com o teatro.


O curso será concluído no segundo semestre de 2023, com o quarto módulo – “A rua como potência para o teatro” – que será ministrado pelo professor Rogério Francisco Costa.


Segundo Marcondes, as atividades realizadas têm sido muito enriquecedoras, e cada novo professor traz um público diferente para essas vivências culturais. “O módulo que está sendo concluído agora contou com a participação de várias pessoas que vieram do universo do hip-hop e do slam. Um dos aspectos mais marcantes do curso é que vários dos participantes não tinham experiência prévia com o teatro, mas acabaram incorporando algumas técnicas teatrais em suas profissões, como é o caso, por exemplo, de participantes que eram psicólogos ou artistas de rua”, afirmou.


A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá