Cultura

Funcart realiza “Dança nas Escolas” nesta terça

26 ago 2019 às 09:54

 Desde 2007, a Funcart visita escolas municipais de várias regiões de Londrina, levando apresentações exclusivas e um pouco de conhecimento sobre dança para alunos e professores. Para muitos, é o primeiro contato com a arte do movimento. Para alguns, é a oportunidade para a iniciação no balé e um caminho de desenvolvimento e profissionalização. Trata-se do projeto “Dança nas Escolas”, que tem o objetivo de espalhar arte pelos bairros e selecionar talentos para a Escola Municipal de Dança. Nesta terça-feira, dia 27 de agosto, às 11 e às 13h40, acontecem apresentações de números clássicos e contemporâneos na Escola Municipal Gaspar Veloso (Rua Aliomar Baleeiro, 175, Conjunto Sebastião de Melo César), na Região Norte.

Cerca de 420 alunos e 40 professores devem assistir ao espetáculo, que também é aberto à comunidade. Após as apresentações, do dia 28 de agosto a 3 de setembro, monitores e professores da Funcart promovem uma oficina de dança na própria Escola, que serve como atividade prática e como possibilidade de investigar os alunos entre 7 e 12 anos que manifestam interesse e predisposição para o balé. Dentre eles, serão selecionados bolsistas integrais para o curso regular da Escola Municipal de Dança, que tem oito anos de duração.

Na terça, estarão em cena dançarinos do Ballet de Londrina e da EMD. Alguns deles ingressaram na Funcart como bolsistas nos primeiros anos do projeto e hoje incentivam os jovens da plateia. “É emocionante observar como o projeto fecha um ciclo, ao mesmo tempo em que abre novas oportunidades. A Escola Municipal de Dança possui 80% de bolsistas parciais ou integrais”, destaca a coordenadora Luciana Lupi. Em 2019, esta é a quarta instituição que recebe o “Dança nas Escolas”. Desde o início, O projeto já percorreu mais de 50 sedes da rede pública municipal de ensino e ofereceu oficinas gratuitas para cerca de 1400 professores e 12 mil alunos.


Fonte: assessoria

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá