Cultura

Vem aí o 30º Festival de Música de Cascavel

12 jun 2019 às 09:42

O Festival de Música de Cascavel, completa 30 anos. E, para marcar a data a Secesp ( Secretaria Municipal de Cultura e Esportes) prepara uma programação especial para toda a família.

Iniciando as atividades em comemoração aos 30 anos do festival, a Secesp realiza um "esquenta", trazendo para Cascavel o coletivo Kaburé Maracatu, com oficina gratuita de percussão e apresentação no Domingão Calçadão Fechadão do dia 23/06.

O coletivo Kaburé Maracatu é um grupo de estudos do maracatu nação, aberto a todos e voltado à preservação da cultura de matriz afro-brasileira.

O Maracatu

Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco.
Conforme o "baque" ou batida, existem dois tipos: Maracatu Nação (Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto). O primeiro, bastante comum na área metropolitana do Recife, é o mais antigo ritmo afro-brasileiro; e o segundo é característico da cidade de Nazaré da Mata (Zona da Mata / Norte de Pernambuco). 

Oficina de percussão

O coletivo Kaburé Maracatu oferece gratuitamente a Oficina de Percussão por meio do Projeto Correnteza Cultural (Itaipu Binacional), que será realizada no Teatro Municipal Sefrin Filho, dia 23 de junho, às 14h. A participação é gratuita, não necessitando de inscrição prévia.

"Após a Oficina de Percussão, o coletivo Kaburé Maracatu se apresenta no Domingão Calçadão Fechadão, do dia 23 de junho, às 16h, abrindo assim, as atividades do 30º Festival de Música de Cascavel que acontecerá de 14 a 21 julho! Em breve divulgaremos a programação. O "esquenta" do 30º Festival de Música de Cascavel é uma realização da Itaipu Binacional e da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel, com apoio do Projeto Correnteza Cultural", disse o Secretário de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgareli.


Fonte: Portal do Cidadão - Município de Cascavel

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá