Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Lei estadual cria o Portal Turístico Ilha do Sol

19/08/21 às 15:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A lei estadual que instituiu formalmente o Portal Turístico Ilha do Sol traz um grande avanço para o fomento do turismo na região Norte do Paraná. Apresentada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli e sancionada em junho pelo governador Ratinho Junior, a iniciativa é importante para que os municípios possam buscar investimentos estaduais e federais no turismo regional. O nome homenageia a ilha localizada no encontro dos rios Paranapanema e Tibagi, onde está sendo construído o Residence Club at the Hard Rock Hotel Ilha do Sol.

Primeiro de Maio e Sertaneja foram as primeiras cidades a aderir ao projeto e demais municípios da região preparam-se para também fazer a adesão por meio da Adetur. A ideia é unir forças para fortalecer a marca turística “Ilha do Sol” e, assim, trazer oportunidades para todos.

Reconhecimento do potencial turístico

Leia mais:

Imagem de destaque
POTENCIAL

Em Apucarana, encontro sobre turismo religioso tem palestras e visita a roteiro da fé

Imagem de destaque
TURISMO CULTURAL

Cascavel entra no rol das cidades que atraem visitantes em busca de turismo cultural

Imagem de destaque
FOZ DO IGUAÇU

Turismo Itaipu lança aplicativo e amplia dias e horários para a alta temporada

Imagem de destaque

Iluminação e Show das Águas ficam em Londrina até 6 de janeiro

“É um reconhecimento do estado do Paraná sobre o potencial turístico a ser explorado na região”, avalia o prefeito de Sertaneja, Jamison Donizete da Silva. Ele antecipa que, além do hotel, outros loteamentos estão sendo construídos no município. “Serão mais de 3 mil lotes de área de lazer e o Hard Rock Hotel Ilha do Sol, uma marca forte que está impulsionando o desenvolvimento regional”, diz.

O município já tem feito investimentos para aproveitar o potencial turístico da região do Portal Ilha do Sol. Um deles é a chamada “linha do emprego”, criada para fazer o transporte de trabalhadores até os locais de trabalho, inclusive na ilha. Quando entrar em funcionamento, o Hard Rock Hotel Ilha do Sol vai gerar cerca de 500 empregos diretos em todas as áreas convencionais da hotelaria e mais as áreas de entretenimento, eventos e shows, receptivo de lazer e passeios, sustentabilidade e energia. Outros 1000 empregos indiretos devem ser gerados em áreas relacionadas ao fornecimento de produtos e ao receptivo turístico da região, como agências, eventos, passeios e restaurantes.

O prefeito anunciou também que, em breve, Sertaneja começará a construir o Terminal Turístico Municipal que receberá turistas em busca de transporte até a ilha. “Os projetos já foram aprovados e a licença ambiental está encaminhada”, informou. O objetivo é que o município esteja apto a receber turistas que chegam à região vindos de São Paulo por meio terrestre. “Se puderem acessar a Ilha do Sol em Sertaneja, vão economizar 70 quilômetros”, destaca, lembrando que a passagem de turistas traz oportunidades para diferentes áreas.

“Já fizemos mais de 170 cursos de qualificação nas áreas de gastronomia, turismo e noções básicas de inglês e espanhol.” O terminal deve começar a ser construído em até 60 dias e concluído em 2022.

Em 2019, a incorporadora VCI, responsável pela vinda da marca global Hard Rock Hotel para o Brasil, criou junto com os municípios de Primeiro de Maio, Sertaneja, Sebrae Londrina e a Adetur Norte do Paraná, o Comitê para o Desenvolvimento do Polo Turístico Ilha do Sol. A iniciativa tem o objetivo de fomentar capacitação profissional, qualificação da cadeia produtiva e desenvolvimento do turismo da região.

Ativo importante

A prefeita de 1º de Maio, Bruna Casanova, destacou que as belezas naturais da região de Ilha do Sol são um ativo importante para o turismo do Paraná e do país que agora ganham reconhecimento. “A âncora do Portal Turístico Ilha do Sol será o Hard Rock Hotel, que nos coloca no roteiro mundial dos grandes resorts internacionais”, analisa.

Ela antecipa que, além do Hard Rock Hotel, já foram implantados e vendidos quatro loteamentos nas proximidades da represa e outros dois estão em estudo. “Vamos continuar investindo na infraestrutura do município, principalmente no sistema viário, no terminal turístico, nos lagos do bosque, com recursos assegurados pelo Município, Estado e União. Essa lei beneficia a toda região metropolitana de Londrina, que será impactada com a vinda do Hard Rock Hotel Ilha do Sol.”

Enio Miranda, head de parcerias da VCI, informou que a companhia recebeu com satisfação a notícia sobre a sanção da lei que cria o portal. “Estamos felizes de poder participar desse projeto das comunidades locais e satisfeitos porque a presença do Hard Rock Hotel Ilha do Sol está gerando frutos para toda a região. O Portal Turístico Ilha do Sol será importante para o fortalecimento da região como referência em turismo e vamos colaborar levando a marca Ilha do Sol para o mundo inteiro por meio da promoção global da marca Hard Rock Hotel”, afirma.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá