Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel inicia os trabalhos visando a Série D do Campeonato Brasileiro

20/03/24 às 15:27 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

Em 2024, o Cascavel irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro pela quinta vez consecutiva. A partir do próximo mês, o time inicia a busca pelo tão sonhado acesso à Série C. Para isso, precisa melhorar o desempenho em relação às quatro participações anteriores. Para isso, aposta no técnico Matheus Costa, que chegou com o Campeonato Paranaense em andamento. O Cascavel parou nas quartas de final, mas ficou com o quinto lugar e garantiu a presença na Série D do ano que vem, independente do resultado da quarta divisão deste ano, e na Copa do Brasil. Mas Matheus Costa não conseguiu fazer mudanças significativas no elenco do Estadual. Agora, ele terá a autonomia para organizar o time para a Série D. Aliás, os trabalhos para a disputa do torneio nacional começaram de maneira efetiva na tarde desta quarta (20) com a reapresentação do elenco. A intertemporada do Cascavel foi aberta pelo presidente Valdinei Silva. Ele concedeu uma entrevista coletiva em que projetou a participação do clube na Série D e reforçou o objetivo de conquistar o acesso à Série C. “Para o segundo semestre, nosso objetivo é único para fazer uma grande campanha e conquistar o tão sonhado acesso à Série C. A Série D é o campeonato mais difícil do Brasil, talvez do mundo, em que são 64 clubes lutando por quatro vagas e precisa passar por três mata-matas”, disse o presidente.

Para a Série D, o Cascavel fará algumas dispensas, mas terá sete a oito reforços: um goleiro, dois zagueiros, um lateral-esquerdo, dois meias e dois atacantes, um de beirada de campo e um centroavante.

 

Leia mais:

Imagem de destaque
PARIS 2024

Atletas da canoagem de Cascavel garantem vaga em Paris

Imagem de destaque
GINÁSTICA RÍTMICA

Ginasta de Cascavel é convocada para a Seleção Brasileira

Imagem de destaque
HANDEBOL

Atleta de handebol de Cascavel vai defender a Seleção Paranaense

Imagem de destaque
FUTSAL

Stein Cascavel enfrenta a equipe Leoas da Serra pela Liga Feminina de Futsal

Retrospecto

Os números do Cascavel na Série D do Brasileiro não foram ruins. Em quatro participações, entre 2020 e 2023, o clube fez 62 jogos, com 25 vitórias, 23 empates e 14 derrotas, um aproveitamento de 52%. O que não ajuda é o desempenho nos duelos de mata-mata. Nas três primeiras participações, o Cascavel passou pela fase de grupos, mas caiu na segunda fase, a primeira com jogos eliminatórios. Em 2020, o time caiu para o Novorizontino. Em 2021, a eliminação foi para o Cianorte. E em 2022, caiu nos pênaltis para o Paraná Clube após dois empates sem gols. No ano passado, o Cascavel teve o pior desempenho na Série D. Foi a primeira vez que não avançou para o mata-mata. Para conquistar o acesso, a equipe precisa fazer vinte jogos. São 14 partidas na fase de grupos, que é disputada em turno e returno, e mais três fases de mata-mata, com duelos de ida e volta (seis jogos).

 

Adversários

O Cascavel já sabe quem irá enfrentar na fase de grupos da Série D e volta a cruzar o caminho dos times do sul do país. A Serpente Aurinegra ficou no Grupo A8, que tem ainda o Cianorte, três times do Rio Grande do Sul: Avenida, Brasil-PEL e Novo Hamburgo. E três representantes de Santa Catarina: Barra, Concórdia e Hercílio Luz. A CBF ainda não divulgou a tabela com as datas dos jogos, mas divulgou apenas uma tabela provisória. O Cascavel estreia na Série D fora de casa contra o Avenida. O jogo deve ser confirmado para o fim de abril. Na segunda rodada, joga diante da torcida contra o Cianorte. “Eu tive a oportunidade de trabalhar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. E é a região mais competitiva. Vamos ter um bom período de preparação para incrementar nosso método de trabalho e ter essa competitividade. Vamos disputar dois campeonatos. O primeiro é a fase classificatória e depois um novo campeonato na fase de mata-mata. Temos dois objetivos, o primeiro é conseguir a melhor classificação possível na primeira fase, para ter o privilégio no mata-mata de decidir em casa. E a gente sabe que no Olímpico a gente é muito forte. Temos que ser protagonistas na nossa chave. Não só na nossa chave, mas na Série D”, disse Matheus Costa. Durante a intertemporada, o Cascavel irá fazer três amistosos antes da estreia contra o Avenida. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá