Esporte Regional Cascavel

Libano avalia a campanha do Cascavel no Campeonato Paranaense

15 mar 2024 às 10:49

O Campeonato Paranaense já é passado no Cascavel. O time foi eliminado na fase de quartas de final para o Maringá no último fim de semana. A equipe fechou a competição com treze jogos. Foram cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 48,7%. Mas terminou o Paranaense no quinto lugar na classificação geral. Isso garantiu a presença da equipe na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil do ano que vem.

Depois do jogo contra o Maringá, no último sábado, o elenco ganhou uma semana de folga e se reapresenta na próxima terça (19). A equipe começa o trabalho visando a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. O técnico Matheus Costa continua no comando da equipe, mas é bem provável que o elenco tenha mudanças. A diretoria vai em busca de reforços para que o Cascavel consiga o tão sonhado acesso à Série C. Alguns atletas que disputaram o Estadual não devem seguir no clube.

Esta semana, um dos atletas que esteve suando a camisa no centro de treinamentos foi o lateral Libano. O jogador fez trabalhos físicos e fisioterapia. O detalhe é que Libano foi o jogador que mais suou a camisa do Cascavel dentro de campo. É o atleta que mais defendeu o clube na história e, neste Paranaense, passou dos 140 jogos.

Ele chegou ao clube em 2018 para a disputa do Campeonato Paranaense. Foram sete estaduais seguidos. Ou seja, ele participou das campanhas dos dois vice-campeonatos, em 2021 e 2023. Libano também jogou todas as competições nacionais com o Cascavel. Foram cinco quatro edições da Série D e três edições da Copa do Brasil. Libano quer continuar a história no clube, até porque, em abril, o Cascavel tem mais uma Série D pela frente. “Para mim é um motivo de orgulho. Quando a gente olha para trás consegue ver a trajetória aqui. E hoje consegue ser uma referência dentro do clube, para os companheiros que chegam e para os mais novos que estão chegando. Espero dar continuidade no meu trabalho aqui, estou muito feliz, muito bem adaptado, a minha família ama a cidade. Mas acredito que ainda tem muito trabalho pela frente e tenho condições de ampliar a história no clube”, disse o jogador.

Libano lamentou a queda nas quartas de final do Estadual, mas comemorou a presença na próxima Série D, independente da campanha na competição deste ano, e na Copa do Brasil de 2025. “A gente sabia das dificuldades diante de toda a formulação. Começamos um elenco praticamente do zero e este ano o Paranaense teve uma particularidade, que foi jogo atrás de jogo. Mas acho que o principal objetivo do clube, que era o calendário amplo para o ano que vem, com Série D e Copa do Brasil, a gente conseguiu. Claro que a gente queria, e tinha condições de ir mais longe, mas acho que no balanço final a gente entregou o que o clube nos pediu”, disse.

Para a Série D de 2025, a CBF ainda não divulgou a formação dos grupos nem a tabela do torneio. Mas o início será no dia 21 de abril. A quarta divisão do futebol brasileiro segue com o mesmo formato dos anos anteriores, com uma fase de grupos, com oito chaves de oito times e o mata-mata na sequência. Ou seja, para conquistar o acesso é preciso fazer vinte jogos. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá