Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rally dos Sertões acelera largada em Foz do Iguaçu no dia 27 de agosto

15/08/22 às 22:39 - Escrito por Assessoria Prefeitura de Foz do Iguaçu


A 10 dias da largada, os 60 times que vão participar do maior Rally dos Sertões da história aceleram forte nos preparativos finais.  A competição completa 30 anos e começa dia 27 de agosto no portão de ingresso do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Pilotos e navegadores passarão pelas cinco regiões do país por oito estados até a chegada, dia 10 de setembro, em Salinópolis (PA).


O rally, que tradicionalmente acontece em oito dias, este ano terá o dobro de dias para cruzar o país, destaca a organização. Ao todo, serão percorridos 7.216 quilômetros, dos quais 4.811 quilômetros de especiais. A competição é destaque internacional por ser o maior rally do mundo em trechos cronometrados - aproximadamente 70% do trecho.


No percurso, os times (pilotos, navegadores, integrantes de equipes) e técnicos vão passar pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piaui, Maranhão e Pará (Salinópolis). 


Atentos ao longo percurso que terão pela frente nos próximos dias, o experiente piloto Fábio Cadasso e o navegador João Afro, da Equipe Cadasso Racing, estão encerrando um longo período de preparação. Eles participam na categoria carros Protótipo Brasil. 


Cadasso chega a décima participação nos Sertões com vários pódios e um feito inédito: único da história a disputar todas as modalidades (motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões). O plano é fazer bonito na edição histórica e, para isso, tem intensificado os treinamentos. 


Na edição passada, interromperam a prova após princípio de incêndio no carro. Felizmente, segundo ele, as avarias foram mínimas. "Por isso, decidimos continuar com ele, pois estamos em evolução na Protótipo Brasil", informou. "O que posso dizer é que estamos preparados”, disse. 


Para o navegador João Afro, a sintonia da dupla faz toda a diferença. “Nossa amizade se fortalece a cada Sertões. Navegar para o Fábio é sempre muito bom. Começamos a Cadasso Racing juntos. E neste ano, a navegação será ainda mais importante nos 15 dias de Sertões”, prospectou.


Primeira vez


As Cataratas do Iguaçu serão o palco da abertura do Rally dos Sertões. Esta será a primeira vez, em 30 edições, que  a largada da competição acontece no Paraná. Na rota pelo estado, os competidores passarão por Umuarama, no Noroeste, seguindo então para Presidente Prudente (SP). A edição destaca o Bicentenário da Independência do Brasil. 


A previsão, nos dias da largada, receber aproximadamente duas mil pessoas em Foz do Iguaçu movimentando a economia. O CEO do rally, Joaquim Monteiro, lembra que em 2015 as provas foram encerradas na cidade. "Então, nada mais honroso do que fazer esta edição especial num lugar com  essa grandeza, como as Cataratas", disse.


Para o prefeito Chico Brasileiro, a infraestrutura turística vai atrair, além dos envolvidos no evento, apaixonados pelo esporte e familiares de competidores e das equipes. “Este evento é uma grande conquista. O fato de sair de Foz representa um atrativo a mais em agosto, que será bom na divulgação internacional e da nossa economia”.


Vila Sertões


As atividades do Rally dos Sertões começam em Foz do Iguaçu quatro dias antes dos pilotos acelerarem seguirem para jornada. O município irá ganhar a Vila Sertões, de 24 a 26 de agosto no Parque de Exposições Charrua, que ficará aberto das 10h às 22h. Moradores e turistas poderão aproveitar atrações gastronômicas, culturais, realizar atendimentos de saúde, entre outras. 


A entrada será gratuita. A montagem da estrutura, que vai ocupar mais de 45 mil metros quadrados, já está em andamento. A promoção tem apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu. As secretarias levarão ao espaço sede provisória do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), para dar suporte às mais de 60 equipes de competidores.


O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, ressalta que o rally terá um impacto muito positivo para a cidade e região. “Vai divulgar toda a tríplice fronteira. Estamos falando do maior rally do mundo e é muito necessário que os moradores sintam-se prestigiados e confiram as atrações oferecidas”, afirmou.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá