Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Barroso determina afastamento de Chico Rodrigues do cargo de senador

15/10/20 às 18:43 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou nesta quinta-feira (15) o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) do cargo por 90 dias. Pela decisão do ministro, caberá ao Senado dar a palavra final sobre o afastamento do parlamentar.

Na quarta-feira (14), Chico Rodrigues foi alvo da Operação Desvid-19, da Polícia Federal (PF), que investiga supostos desvios de aproximadamente R$ 20 milhões em recursos públicos provenientes de emendas parlamentares que seriam destinados à Secretaria de Saúde de Roraima para o combate à pandemia de covid-19. Rodrigues foi um dos alvos da ação e, durante as buscas e apreensões em Boa Vista, os agentes encontraram dinheiro vivo em posse do parlamentar. Para o ministro, o afastamento do cargo é necessário para evitar que o parlamentar possa utilizar o cargo para dificultar as investigações. 

Segundo a polícia, ele tentou esconder dinheiro na cueca quando policiais federais foram cumprir mandados de busca na sua casa, em Boa Vista. A quantia foi apreendida. O senador já pediu dispensa da função de vice-líder do governo Jair Bolsonaro no Senado Federal. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDO DADOS

Apenas 22% do público-alvo indicado se vacinou contra a gripe

Imagem de destaque
DESCOBERTA

Nova espécie de dinossauro encontrada na Bahia e batizada de Tieta

Imagem de destaque
NESTE DOMINGO

Aliados de Jair Bolsonaro fazem ato político no Rio de Janeiro

Imagem de destaque
TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

“O afastamento de parlamentar do cargo é medida absolutamente excepcional, por representar restrição ao princípio democrático. No entanto, tal providência se justifica quando há graves indícios de que a posição de poder e prestígio de que desfruta o congressista é utilizada contra os interesses da própria sociedade que o elegeu. Não podemos enxergar essas ações como aceitáveis. Precisamos continuar no esforço de desnaturalização das coisas erradas no Brasil”, decidiu o ministro. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá