Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Resgate de museu demorará anos e pode ter ajuda de 3D

19/09/18 às 07:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Segundo a Diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o Museu Nacional, que teve a maior parte da estrutura destruída por um incêndio neste mês, tem um backup atualizado em fevereiro de todo o acervo, o que permitirá que, mesmo que não seja possível de ser recuperado, possa ser reproduzido com a ajuda de novas tecnologias - como impressoras 3D.

A informação foi dada durante apresentação da missão oficial da Unesco, que veio ao Brasil em missão de emergência para auxiliar na recuperação do Museu Nacional. O grupo ainda visitará outros seis museus no Rio de Janeiro nesta semana para avaliar a situação de risco em que se encontram seus acervos. O objetivo é elaborar recomendações ao governo federal e às instituições responsáveis por eles para que sejam evitadas tragédias e degradação ou perda de objetos e documentos.

A missão visitará o Arquivo Nacional e a Biblioteca Nacional. As outras quatro instituições ainda serão selecionadas. "Outra parte da nossa missão inclui a investigação rápida de outros museus no Rio para averiguar riscos e para, eventualmente, lançar um projeto que seja mais inclusivo e para prevenir situações como esta", afirmou a chefe da Missão de Emergência da Unesco para o Museu Nacional, Cristina Menegazzi.

Leia mais:

Imagem de destaque
JUSTUÇA

Barroso diz que criminalização do aborto é uma “má política pública”

Imagem de destaque
APÓS RESISTÊNCIA

Governo prepara projeto de lei com novo programa para setor de eventos

Imagem de destaque
NOVA MEDIDA

Lula regulamenta iniciativas para melhorar o acesso à alimentação

Imagem de destaque
CONFIRA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições

"A ideia é aplicar a metodologia de análise de riscos que a gente já vem aplicando no setor do patrimônio cultural e nos permite avaliar de forma abrangente os riscos que afligem o patrimônio cultural", completou o consultor do Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM), José Luiz Pedersoli Junior.

Ele e Menegazzi chefiam a missão de emergência no Brasil, que é composta ainda por dois especialistas alemães em recuperação de objetos em situações como a do Museu Nacional. A missão visitou o Museu Nacional na semana passada fez recomendações para ações prioritárias, como a cobertura do prédio para evitar que o sol e a chuva prejudiquem o que está sob os escombros.

Recuperação lenta

Menegazzi afirmou que a recuperação do museu deverá levar anos, principalmente pela complexidade do incêndio. A dificuldade é conseguir separar o que é escombro do que tem valor histórico e científico. "Será um trabalho praticamente de arqueologia", definiu Pedersoli. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá