Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Artistas nacionais, de renome internacional, irão se apresentar no Cascavel Jazz

22/09/22 às 13:56 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A expectativa para a edição 2022 do Cascavel Jazz já é grande. Com uma programação variada de apresentações e oficinas gratuitas, o evento promete movimentar a cidade do dia 29 de setembro até 01 de outubro, reunindo dezenas de artistas de todo o País. O festival de música instrumental é um dos principais do Brasil e será realizado no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, no Oeste do Paraná.


Além de músicos locais, o evento cultural irá receber também artistas nacionais e de renome internacional. Na quinta-feira (29), na abertura do evento, os grupos que se apresentam são: Time Out, Luciano Veronese - Sexteto, Ricardo Denchuski - Quarteto, Dallastra - Trio, Valter Mazo - Quarteto, Projeto Plasma, Paulo Drage & Grupo, Duo Brasileiro e Cascatrio. Na sexta-feira (30), quem sobe ao palco são os artistas Nivaldo Ornelas e o pianista Antonio Guerra e, também, o Trio Arismar do Espírito Santo, Glauco Solter e Cleber Almeida, com o repertório do Cataia. No sábado (01), os shows ficam por conta do Trio Corrente, com Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e Fábio Torres e, ainda, Groove Reunion, com Cuca Teixeira, Fábio Leal, Gabriel Gaiardo e Nino Nascimento. 


Nos três dias, as apresentações acontecem a partir das 19h30. O workshop será  realizado no sábado, a partir das 10h. A programação é gratuita. Os convites devem ser retirados para o show selecionado, das 10h às 17h, no mesmo local do festival, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Leia mais:

Imagem de destaque
TEMA DE REUNIÃO

Apucarana receberá um museu dedicado à história do boné e do vestuário

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Apucarana anuncia cursos na área têxtil em projeto que dá direito a bolsa

Imagem de destaque
2.800 INSCRITOS

Prova do teste seletivo para professores municipais será realizada no domingo

Imagem de destaque
LEVADO PARA O HE

Trabalhador de 70 anos cai de cerca de dois metros em obra e convulsiona


Nesta edição, o Cascavel Jazz tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da empresa local MA Máquinas – John Deere, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. São esperados visitantes de todo o Paraná e, também, de outros estados e países vizinhos, como Paraguai e Argentina. Para mais informações sobre a programação é só acessar www.cascaveljazz.com.br 


Sobre os artistas


Time Out


O grupo Time Out é um power trio instrumental formado por Mello Jr na guitarra, Celso Pixinga no baixo e Maurício Leite na bateria. Os três instrumentistas são reconhecidos por suas carreiras individuais como músicos acompanhantes e de estúdio. O trio vem combinando apresentações onde os compassos mistos, os improvisos, os solos e a destacada técnica de cada um convivem com dinâmicas extremas e a surpresa do diálogo entre os instrumentistas. Desde o lançamento do primeiro trabalho, o grupo vem realizando shows combinados com oficinas, workshops e master classes, em horários e dias pré ou pós-show.


Nivaldo Ornelas e Antonio Guerra


Nivaldo Ornelas é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Transitando bem entre o popular e o erudito, é autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara e sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé. 

Entre os 16 prêmios que recebeu, destacam-se o de melhor trilha sonora para a peça O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, e o de melhor música original, para o filme A Dança dos Bonecos, de Helvécio Ratton. Entre os 14 discos produzidos como solista, destacam-se: Portal dos Anjos - Troféu Villa-Lobos e Viagem Através de um Sonho - Troféu Chiquinha Gonzaga


Antonio Guerra é pianista, sanfoneiro, compositor e arranjador, vai da orquestra à música popular, passando pelo jazz. Com formação erudita, tem Bacharel em arranjo pela UniRio e aprimorou os estudos na Suécia. Em agosto de 2015, lançou seu primeiro álbum “Movimentos”, com composições autorais e participações especiais de Ricardo Silveira, Mart´nália e Kiko Horta. No repertório, samba, valsa, baião, jazz e frevo. Antônio já ganhou o prêmio Mimo Instrumental. 


Arismar do Espírito Santo, Glauco Solter e Cleber Almeida - Repertório Cataia


O trabalho de Arismar do Espírito Santo, Cataia, presta homenagem à cultura caiçara de São Paulo e do Paraná, trazendo composições marcadas por melodias de fácil assimilação. No repertório, temas do CD, parte gravado ao vivo com público e a outra parte preparada com antecedência, tudo entre a dinâmica de um sarau e a sobriedade de uma sala de concertos.  Durante a apresentação, o público interage com a música, de forma que estas irão traçar, por meio de diversos ritmos e improvisos, a evolução da folha ao chá. O show conta com a participação especial de duas referências em seus instrumentos: Glauco Sölter no contrabaixo e Cleber Almeida na bateria. 


Trio corrente 


Formado em 2001 pela união do baterista Edu Ribeiro, do pianista Fábio Torres e do contrabaixista Paulo Paulelli, o Trio Corrente vem criando um som original, interpretando de forma única os clássicos do choro, da MPB e do seu crescente repertório autoral. Nas performances do grupo, aliam-se em um agradável equilíbrio solos virtuosismos e momentos de sutileza. Já realizaram dezenas de turnês pela Europa, Japão, Estados Unidos e América Latina. Ganhadores do Grammy Awards e do Latin Grammy em 2014, ambos na categoria Melhor Álbum Latin Jazz.


Groove Reunion 


Cuca Teixeira é um artista conceituado da cena Instrumental e Jazz no Brasil. Seu novo trabalho, Groove Reunion, é um projeto instrumental composto de músicas autorais com arranjos coletivos. Muito bem acompanhado nesse novo projeto, Cuca Teixeira assume a bateria, reunindo-se ainda com Fábio Leal na guitarra, Nino Nascimento no baixo e Gabriel Gaiardo nos teclados. Um super quarteto, com total interação musical e liberdade para improvisos inspirados e muito groove.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá