Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel adere à Semana Nacional chamando o cidadão para a responsabilidade na via pública

17/09/21 às 18:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A luta por um trânsito mais seguro é de todos e é diária! Partindo desse pressuposto, o Município de Cascavel aderiu à Semana Nacional de Trânsito 2021 (18 a 25 de setembro) chamando o cidadão para cumprir o dever de casa na via pública e convidando para uma ampla programação que será desenvolvida, diariamente, inspirada no tema nacional “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito.

A abertura oficial está marcada para segunda-feira (20), às 10 horas, em frente à Catedral, onde um espaço foi especialmente preparado para receber as atividades desse movimento que visa, em todo o Brasil, conscientizar os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, com o intuito, sempre, de preservar a vida.  

Durante o ato, o prefeito Leonaldo Paranhos e a presidente da Transitar, Simoni Soares, assinarão a resolução que cria a Escola Pública Municipal de Trânsito e lançarão os projetos “Multa Gentil” e “Aprendendo com Agente”, atendendo anseios antigos do governo municipal.

Leia mais:

Imagem de destaque
PREVISÃO DO TEMPO

Pra refrescar! Cascavel é agraciada com chuva desde a madrugada deste domingo

Imagem de destaque
INCÊNDIO

Residência é atingida por incêndio no bairro Esmeralda em Cascavel

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Homem fica ferido em acidente no bairro Parque Verde em Cascavel

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Após condutor perder controle da direção, Escort capota na BR-369 em Cascavel

“São projetos que estamos pensando desde que concebemos a Transitar, com este novo modelo de gestão de trânsito, e que são necessários para que possamos dar mais um passo na promoção da melhoria da segurança viária, por meio da educação e da cidadania, que são eixos fundamentais neste trabalho de mudança de mentalidade. Junto com todo o trabalho que desenvolvemos diariamente para consolidar nossa cidade, hoje a quarta melhor do País em planejamento e urbanismo, a preservação da vida no trânsito é primordial para nos tornarmos, de fato, uma cidade mais humana”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

Escola Pública Municipal de Trânsito

A Escola Pública Municipal de Trânsito (EPMT), que nasce por intermédio da Transitar, tem o objetivo de promover a Política Nacional de Trânsito, bem como a execução de ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito. A resolução cria e estabelece os critérios e normas para a EPMT.

Projeto “Multa Gentil”

Outra novidade a ser lançada no ato, o Projeto “Multa Gentil” da Transitar visa estimular mudança de hábitos trânsito, que nada mais é do que uma multa ao contrário. Como assim?

A ideia é surpreender os bons condutores que forem flagrados pelo agente de trânsito praticando um ato gentil, com um elogio em casa. Ou seja, a placa do veículo será anotada, como numa infração, e o Setor de Educação e Cidadania da Transitar enviará uma correspondência informando que tipo de gentileza foi constatada. O ato será divulgado nas redes sociais oficiais.
Projeto “Aprendendo com Agente”

Com objetivo de aproximar os condutores em formação e o órgão municipal de trânsito, a Transitar lançará também o Aprendendo com Agente, que visa formar Agentes de Trânsito Educadores para ministrar aulas em CFCs, sem custos adicionais, agregando um conteúdo embasado em um novo conceito de trânsito.

Busca-se, com isso, ampliar o conceito e prática de um trânsito concebido como um espaço de convivência pacífica, de forma a combater a violência e incentivar comportamentos adequados e seguros na via pública.

Sobre a Semana de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é realizada em todo o Brasil desde 1997, após ser instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro. A realização ainda segue as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), o qual considera que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

Um objetivo, várias mãos

Durante toda a Semana Nacional de Trânsito, que na prática começa neste sábado (18), várias ações serão desenvolvidas em Cascavel. Entre os dias 20 e 24, quem passar pela Avenida Brasil terá acesso a informações e conhecimentos que são compartilhados pelos órgãos e instituições ligadas ao trabalho diretamente com o trânsito, com apoio de pelo menos 15 parceiros.

“O objetivo deste debate é chamar à atenção para uma mudança de atitudes diárias na via, que além de empatia e respeito ao outro, batem na tecla do respeito às leis de trânsito, cujo cumprimento é fundamental para que possamos ter mais vidas preservadas e menos vítimas com sequelas em sinistros graves e gravíssimos”, destaca a presidente da Transitar, Simoni Soares.

 “Parece óbvio repetir, mas é a base da segurança na via depende de uma somatória de fatores. Além da sinalização e da infraestrutura, devem todos fazer a nossa parte com atitudes responsáveis, como nunca dirigir após ingerir álcool ou qualquer tipo de entorpecente; respeitar a sinalização e, principalmente os pedestres; manter o limite de velocidade das vias, evitar o uso do celular e outros meios que tiram atenção, além de não pegar um veículo motorizado se não estiver habilitado, entre outras regras que podem evitar sinistros graves e até fatais”, reforça o coordenador do Cotrans/PVT, major Amarildo Ribeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros.

Organização

A Semana Nacional de Trânsito é  organizada pelo Cotrans/PVT (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito no Município de Cascavel), do qual a Transitar faz parte, junto com o 4º Grupamento de Bombeiros; a Polícia Rodoviária Federal; a Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Militar; Secretaria de Saúde; 7ª Ciretran; Sest/Senat; Ecocataratas, Escola Pública Educativa de Trânsito – DER; Centro A; Secretaria Municipal de Educação; CFC Capital e Centro Universitário FAG.

Confira o planejamento de toda a semana neste anexo: Planejamento SNT (2)  

Programação deste fim de semana

Sábado (18) - Das 9h às 13h, a PRF realizará amanhã (18) uma operação educativa volta a motociclistas.

Domingo (19) - Passeio ciclístico  

No domingo (19), das 8h30 às 11h, um passeio ciclístico já conta com mais de 300 inscritos por meio de ação parceiras da Ecocataratas e a Transitar. Com saída da Prefeitura, os ciclistas seguirão pela Avenida Brasil em direção leste, até o início da Avenida Rocha Pombo, de onde serão orientados a seguir o retorno utilizando a ciclovia.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá