Cidade

Praça Dom Pedro I vai contar com sistema piloto de segurança

17 mai 2022 às 15:33

A revitalização da praça Dom Pedro I, no Jardim Shangri-la, zona oeste de Londrina, vai inaugurar um projeto piloto de segurança coordenado pela Guarda Municipal. O local é considerado perigoso por moradores da região, comerciantes e pedestres por conta da presença frequente de moradores de rua e usuários de drogas.

Segundo o secretário de defesa social, Pedro Ramos, o sistema vai contar com nove câmeras de monitoramento durante 24h e um totem de comunicação direta com a central da guarda. "Essa é uma proposta da companhia de tecnologia e desenvolvimento do município com a Secretaria Municipal de Defesa Social.  O equipamento vai permitir uma interação entre o transeunte que estiver na praça e a central da guarda", disse o secretário.

O plano é que o projeto seja implantado também no Aterro do Lago Igapó e no Zerão.

As obras da praça foram vistoriadas na manhã desta terça-feira (17) e, segundo a Prefeitura, tudo está sendo realizado dentro do prazo. “A empresa está fazendo o trabalho de forma adequada e nós estamos felizes com o resultado dessa obra, que é tão importante para essa região da cidade”, declarou o secretário municipal de planejamento, Marcelo Canhada.

Neste momento, pisos novos estão sendo colocado e a grama antiga está sendo substituída. Na sequência, será construída uma escada de acesso à Avenida Tiradentes e, depois, a calçada da via será demolida e reconstruída. Por fim, serão realizados os trabalhos de paisagismo e a instalação do novo mobiliário da praça.

O projeto inclui, ainda, a instalação de 16 postes de iluminação em LED no passeio ao redor da praça, assim como 16 postes na área central do local. Conduzidas pela Londrina Iluminação, cerca de 70% dessas intervenções já estão finalizadas.

Os serviços começaram em março e têm previsão de entrega em julho. O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 801.464,86.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá