Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Semana do Aleitamento Materno: Huop ajuda mães a realizarem sonho de amamentar

02/08/21 às 17:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ser mãe era um dos sonhos da Katyuscia Soler Demezuk, e a amamentação sempre esteve nos planos. Há dois meses, o André veio ao mundo, e o aleitamento materno se tornou um desafio. Ela e a esposa, Dariane Barbosa da Silva, são técnicas de Enfermagem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), e precisaram recorrer ao Banco de Leite Humano para conseguir ofertar o leite para o recém-nascido.  “Não imaginei que eu ia ter essa dificuldade por ter trabalhado nessa área, mas uma coisa é orientar e explicar para as mães terem calma que o leite vai descer, outra é sentir no organismo tudo isso acontecendo”, explica Katyuscia.

Sabendo da importância do aleitamento materno, André visitou o Banco de Leite vários dias seguidos. “Toda manhã acordava e estava pronta para sair e vir no hospital. Ganhei instruções e o apoio que eu precisava, e ressalto, nesse momento não importa a formação, no papel de mãe todas somos inexperientes igual qualquer outra pessoa. A rede de apoio é essencial para essa confiança e com esse acolhimento tudo flui. Hoje eu venho aqui feliz e para agradecer toda a dedicação dessas profissionais”, afirma Katyuscia.

ORIENTAÇÃO

Leia mais:

Imagem de destaque
ZONA SUL

Tarobá No Seu Bairro leva diversão e informação para o Conjunto Cafezal

Imagem de destaque
PÁSCOA CHEGANDO

Produção de ovos de Páscoa garante renda extra a quem trabalha com doces

Imagem de destaque
COMBATE AO CRIME

Operação Vida Nos Bairros integra forças de segurança em regiões de Londrina

Imagem de destaque
MUTIRÃO

Prefeitura de Londrina inicia vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários

O Banco de Leite do Huop tem o papel de orientar as mães com relação à amamentação. “É importante essa rede de apoio para que elas não desistam de oferecer o leite materno, até mesmo para aquelas que voltam ao trabalho. Tem muitas mães que não tem informação de como esgotar o leite, e nem mesmo sobre a legislação que prevê o direito a amamentação e o período para o procedimento de esgotar o leite. Nosso papel é esse de informar, e garantir esse leite materno até o tempo indicado, que é dois anos ou mais”, explica a enfermeira do Banco de Leite, Anelise Vieczorek.

Não é necessário agendar horário. As mães que tiverem dificuldades com a amamentação podem ir ao Banco de Leite nos dias de semana em horário comercial, das 8h às 17h e no fim de semana, sábado e domingo, das 8h às 12h.

INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

O incentivo à amamentação acontece desde as primeiras horas de vida. É logo após o nascimento, chamado da hora de ouro, que o recém-nascido deve receber o leite materno pela primeira vez. “É nessa hora que o bebê está ativo e tem o instinto de procurar o seio. Nesse momento é importante ele já receber o leite materno para proteção, além de ter o contato pele a pele com a mãe, essencial para desenvolver imunidade”, explica a enfermeira consultora em amamentação, Jociani Castro.

Mesmo depois desse primeiro incentivo, o Huop conta com a enfermeira exclusiva para esse atendimento na maternidade. “Sabemos que muitas mães desistem por conta da dificuldade, e nossa intenção é ajudar e apoiar a mãe de todas as formas para que essa mãe possa amamentar de forma eficaz”, diz Jociani.  

O tempo de internamento dos bebês recém-nascidos é de no mínimo 48 horas, e de acordo com a diretora de Enfermagem, antes desse atendimento exclusivo, as mães chegavam a ficar 5 dias até que o bebê conseguisse ganhar peso. “Sempre escutei muito sobre essa demanda, que havia muitos bebês que continuavam internados na maternidade pois as mães não conseguiam amamentar e o bebê não ganhava peso. Esse auxílio de uma enfermeira exclusiva para isso foi fundamental com relação ao tempo de hospitalização”, afirma a diretora de Enfermagem, Sara Treccossi.

Além do acolhimento no hospital, a rede de apoio familiar também é importante. “Quando se é mãe a insegurança vem, e o acolhimento é essencial para a segurança e tranquilidade das mães. É nesse momento que tudo flui, e quando se tem o apoio da família é mais importante ainda, dá ainda mais segurança para essa puérpera”, comenta a coordenadora da Enfermagem da Maternidade, Renata Oliveira.

Para quem é mãe a amamentação é mais do que apenas uma alimentação, é um sonho, e por isso, o incentivo e a informação sobre o tema é fundamental. “Orientar a amamentação demanda tempo, e é um assunto que ainda é tabu. Não amamentar pode desencadear muitas vezes uma frustração e um ponto de partida para a depressão pós-parto, por isso, é necessário falar sobre, e acolher essas mães da melhor forma possível. Esse é o papel do Huop, acolher e humanizar o atendimento”, avalia Sara.

Quem passou por essa dificuldade e precisou desistir da amamentação durante a primeira gestação foi Talita Cristiane Duarte de Souza. Há 3 anos, no nascimento do primeiro filho, ela sofreu com uma cólica renal, o que a impossibilitou na produção do leite. “Tomei medicação, porém não voltou, e eu fiquei bastante abalada, pois era um sonho”, conta.

Na segunda gestação, também teve dificuldade, mas com a orientação conseguiu não apenas amamentar, mas também se tornou doadora de leite. Com 8 dias, Isis Vieira continua internada na UCI do Huop, mas hoje (02), na Semana do Aleitamento Materno, conseguiu realizar o sonho de doar 500 ml de leite. “Eu achei que não tinha leite, mas com massagem e com a orientação consegui tirar também com a maquininha, e hoje, vi que era bastante leite, tirei três vezes durante a madrugada, o que me oportunizou fazer a doação. Era uma vontade que eu tinha, pois sei da importância do leite materno, que muitas crianças que estão internadas precisam”, ressalta Talita.  

DOAÇÃO

Além da orientação, o Banco de Leite Humano também recebe doação de cerca de 150 mães por mês. Essa doação é fundamental para alimentar os bebês internados na UTI Neonatal, além da Unidade de Cuidados Intermediários do Huop. “São cerca de 6 litros por dia utilizados para alimentar esses bebês internados nessas unidades”, comenta enfermeira do Banco de Leite, Anelise.

Todo o leite passa por um processo de cinco dias, desde a pasteurização até a análise da qualidade. “Isso para garantir todo cuidado com o alimento, que é essencial para esses bebês prematuros, que nesse momento estão sensíveis”, comenta Anelise.  

Para doar, basta ligar no Banco de Leite através do telefone (45) 3321-5243, para receber as orientações. Toda mãe saudável, com os exames do pré-natal em dia, pode fazer a doação. O cadastro é feito pelo telefone. Após as orientações, o frasco esterilizado para coleta é levado até a casa da doadora, e uma vez por semana a equipe busca o leite.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá