Cotidiano

Belinati pede ao governo do Estado que quarentena não passe de terça

12 jul 2020 às 20:00

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais na noite deste domingo (12), Marcelo Belinati (PP) explicou sobre a segunda tentativa da Prefeitura de Londrina para tirar a cidade da quarentena e abrir o comércio. Segundo Belinati, o novo recurso direcionado para Curitiba foi dividido em dois pedidos, o primeiro é que o Governo tire Londrina imediatamente do decreto e o segundo é, caso não seja aceito, que não prolongue as restrições para além de terça-feira (14).

O decreto do Ratinho entrou em vigor no dia 1 de julho e colocou sete Regionais de Saúde em quarentena por 14 dias, entre elas a regional de Londrina. Por isso, Belinati solicitou, caso a revisão não tire a cidade das restrições conforme o primeiro pedido, que termine na terça-feira (14). Entretanto, Londrina só começou a cumprir o decreto 4942/2020 a partir do domingo (5), pois a prefeitura estava aguardando a possibilidade de resposta do recurso administrativo.

Na transmissão deste domingo (12), Belinati afirmou que ainda não recebeu uma resposta do primeiro pedido e aguarda a revisão do segundo recurso. O prefeito também afirmou que não se trata de uma disputa política e que os pedidos são embasados em dados técnicos, científicos e epidemiológicos.

Belinati também lembrou da ação em que entidades da cidade pediram autonomia para que o prefeito pudesse decidir sobre as ações da pandemia do novo coronavírus.

O principal argumento da prefeitura é que a cidade impôs medidas restritivas no início da pandemia para estruturar o sistema de saúde. “Está faltando leitos de UTI em todo Estado, em Londrina não está faltando. Também não está faltando profissionais e EPI. Porque Londrina se preparou com os maiores especialistas da cidade dizendo o que deveríamos fazer. Ampliamos leitos, compramos medicamentos e contratamos profissionais. Por isso não concordamos com Londrina na quarentena”, explicou Belinati.

Marcelo também negou que haja divergência entre os dados de Londrina e a Secretaria do Estado de Saúde (SESA).

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá